Artigos
Importância do parafuso na montagem de motores
Engenheiro da AGCO resume a importância da fixação
Introdução
Atualmente “tratamos” o item parafuso como um primo pobre da manufatura/logística/engenharia, muitas vezes ao lermos standard parts, item “C”, não agrega valor à perda ou à falta do mesmo. Quando se desmonta algo, ao montar sempre fica um parafuso para trás.
Conceituação sobre a aplicação
Com o constante crescimento da produção e levando- se em conta os altos custos de montagem e retrabalhos, verificou-se ser necessária uma enérgica modificação das formas de montagem / aperto com utilização do parafuso. O item em questão é, senão o mais importante, um dos mais representativos na concepção de combustão do motor a diesel.
Dimensões especiais, dureza específica e tolerâncias “apertadas”. Estamos falando de mais uma norma DIN? Com certeza não! A atenção dada ao item é redobrada quando envolvemos pessoas no processo, onde o mix de processo, aplicação, e utilização podem ir do sucesso ao insucesso de um produto.
Situação aperto
O momento mais crítico de um parafuso é o aperto, onde ele é levado ao seu extremo de resistência e elasticidade. Para esse momento, utilizamos o que existe de mais moderno na atualidade, onde temos toda a ficha do item, torque, resistência e seqüência do aperto através do equipamento pokayoke:
Conclusões
Um item que está ligado diretamente ao desempenho do motor a diesel e tem seu processo desde a fabricação até aplicação controlado e monitorado com os recursos mais modernos da atualidade, pode realmente ser chamado de parafuso? Ou devemos tê-lo como um verdadeiro fixador e item essencial para aplicação?
Referências
ROCHA, Andre. Catálogo de Motores Diesel AGCO: Montagem e aplicação no campo. Mogi das Cruzes: Stars, 2007.
Ronaldo Diotto (Mestre)
Gerente de manufatura, tecnólogo em produção, mestre em engenharia de produção pela Universidade de Taubaté (UNITAU). ronaldo.diotto@agcocorp.com
|