Gestão & negócios
Tempo é dinheiro...
Recentemente li um comparativo de carga horária de trabalho entre países. França e Espanha contam com 35 horas de trabalho semanais. Alemanha 38, Estados Unidos 40 e Brasil 48. Esta informação não é precisa, pois há algumas diferenças entre diversas categorias.
Muitos são os motivos que levam uma nação a ser mais próspera que outra. Longe de banalizar o assunto, faço um recorte bem-humorado comparando a administração do tempo por um trabalhador alemão e um brasileiro.
Alemão: pontualmente chega ao trabalho, diz bom dia e trabalha.
Brasileiro: chega atrasado, diz bom dia para cada pessoa do departamento e dá beijinhos. Pergunta como foi a novela, toma um café e liga para mamãe. Pergunta o que terá para o almoço, confere a Mega-Sena, a Lotomania e o jogo do bicho. Toma mais um cafezinho e pergunta “quem é o responsável pela droga do café adoçado e frio?”. Mostra o “volante das apostas” e diz que dessa vez foi por pouco. Comenta sobre futebol. Vai ao setor do amigo rival e diz “seu time vai cair”.
Finalmente senta-se à mesa de trabalho. Abre o Facebook e faz uns comentários, dá umas “curtidas”, compartilha mensagens de autoajuda e encaminha as piadas mais engraçadas do dia. Comenta com o colega ao lado: você viu esse “post” que acabei de enviar? Viu? Então responde!!!
Respira fundo e faz cara de preocupado. Levanta-se, vai até a secretária do departamento e pergunta: “Você está melhor, amiga?”. Passa o resto da manhã ouvindo a resposta. Reclama que o tempo passa rápido e diz que não deu tempo para fazer nada e sugere: “Vamos almoçar”?
Almoça. Tira um cochilo. Liga para o chefe e diz que está cheio de serviços e pede aumento salarial. Diante da negativa fica estressado, sente dores de cabeça e pede para sair mais cedo, afinal ninguém é de ferro.
Aposto que o leitor está rindo e pensando no colega que se encaixa nesse perfil. E você? Já se olhou no espelho? ]
Muito há de se fazer para que o Brasil seja mais produtivo, mas, no que diz respeito à administração do tempo, podemos começar a fazer cada um a sua parte.
Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@wocs.com.br |