Diversificação de clientes eleva lucro na Sterling Tools
Fabricante indiana de fixadores automotivos, a Sterling Tools Ltd. (ST) eleva seu lucro em um momento em que seus pares estão em dificuldades, graças a sua diversificação na carteira de clientes, tornando-a menos vulnerável a poucos e grandes compradores. Sediada em Nova Delhi, Índia, sua margem operacional subiu até 551 bps (basis points, mais de 5 pontos percentuais) para 20% no trimestre de junho, enquanto a média do auto setor caiu 7 bps para 11,7% (fonte: Capitaline, portal de informações do mercado indiano). Normalmente, no segmento de auto acessório, para ganhar com os preços mais baixos das matérias-primas, tem que haver repasse às montadoras. No entanto, a ST tem conseguido melhores condições com os clientes para reter uma parcela considerável de benefícios a partir dos preços das matérias-primas (em grande parte do aço), uma vez que produz itens críticos entre poucos fornecedores. Isso tem ajudado nas margens de forma consistente nos últimos oito trimestres. Além disso, a ST está aumentando seu share em fixadores para transmissão, motor e chassis, onde os preços são de 10 a 40% maiores que as linhas standard, onde têm poucos concorrentes. ST conquistou a HMSI - Honda Motorcycle & Scooter India (duas rodas) e a Maruti Suzuki (autos), Ashok Leyland (veículos comerciais) e Mahindra (máquinas agrícola). Nos últimos 18 meses sua participação foi de 33 para 40% na Maruti Suzuki. Seu crescimento em receita de 10 a 12% caminha para FY17, e para atender a HMSI e Maruti planeja instalar uma fábrica em Gujarat, investimento que pode alcançar US$ 7,5 milhões.