Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 99
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Itália News
16/08/2023 05h13

Itália News

Fontana Gruppo: 70 anos de crescimento

Muitos já se perguntaram: “Como eles fizeram isso?”

Giuseppe, Luigi, Alberto, Fabrizio e Enio compõem a segunda e a terceira geração família Fontana

Loris e Walter: os irmãos Fontana 

Como eles conseguiram transformar uma “simples muda” numa “sequoia majestosa”, e com raízes firmemente plantadas nos solos de três continentes: Europa, Ásia e Américas? Ou seja, transformaram isso tudo no que era apenas um pequeno e artesanal negócio, localizado na cidade de Brianza, região da Lombardia, Itália.

Então, qual é a chave que desvenda o segredo dessa expansão corporativa consolidada?

À primeira vista pode se pensar que tudo está concentrado no DNA de uma determinada família, unida e, sobretudo, coordenada na concretização de objetivos estratégicos.

Anos atrás, foi o próprio Loris Fontana que fez tal pergunta profética: “Qual é o segredo por trás desse sucesso incontrolável da Fontana?”, continuando: “Posso responder de forma breve e sucinta que o nosso sucesso está fundamentalmente ligado a três coisas: grande determinação entendida como vontade de seguir sempre em frente, entusiasmo, e um grande sentido da realidade em que vivemos e trabalhamos.”

Determinação, entusiasmo e senso de realidade: a síntese do sucesso. Três conceitos que devem ser cuidadosamente considerados, mas aos quais certamente se deve acrescentar um quarto que, talvez por modéstia, foi esquecido, ou seja, a intuição empreendedora que os irmãos Fontana já possuíam. Loris e Walter, em 1952, lançaram as bases do que hoje é o “Fontana Gruppo”.

O fundamental para o crescimento do Gruppo foi o trabalho inabalável em equipe, bem como pela colaboração dos irmãos Loris e Walter. De um lado, Loris era reflexivo, discreto, altamente qualificado e atento ao lado técnico-produtivo da empresa; enquanto Walter era extrovertido, gostava de interagir com pessoas, sendo altamente qualificado em relações-públicas. Em outras palavras, a integração perfeita de duas diferentes personalidades.

Panorâmica do Hotel Villa d'Este, Cernobbio, durante os festejos dos 70 anos da “Fontana Luigi SpA” Ponto alto da celebração 

O espírito e a filosofia desses fundadores continuam a ser parte integrante do Gruppo, sendo assim uma garantia de continuidade. Hoje, 70 anos após a fundação, o Fontana Gruppo possui escritórios e filiais em 32 localidades, entre a Europa, Américas e Índia, além de 16 unidades fabris. Emprega mais de quatro mil colaboradores e tem volume anual superior a € 900 milhões.

No entanto, a empresa significa mais do que apenas parafusos e porcas. Ao longo do tempo ela ampliou sua atuação em diversos setores, entre eles a hotelaria, tendo como “joia da coroa” o “Hotel Villa d’Este”, na comuna italiana de Cernobbio, onde ocorreu a celebração oficial do 70º aniversário da “Fontana Luigi SpA”, em 25 de novembro de 2022.

O cenário da Villa d'Este estava perfeito, lindamente decorado para o Natal, oferecendo um estilo deslumbrante e extremamente elegante.

Em grande número entre amigos, representantes do universo industrial e finanças, bem como organizações administrativas locais e nacionais, os convidados se reuniram, primeiramente, num grande salão servido de aperitivos. Para todos foi uma oportunidade network, além de reencontrar antigas amizades.

Posteriormente, os convidados caminharam por uma longa galeria lindamente decorada com enfeites natalinos, até o salão de banquetes, composto de mesas redondas para oito convidados cada. Nem é preciso dizer que o Chef apresentou o melhor de sua arte na elaboração do cardápio, conquistando a aprovação de todos.

Perto do final do banquete, Giuseppe Fontana tomou a palavra para saudar os presentes, narrando seguidamente de forma breve a história da família Fontana, destacando em particular a personalidade e o temperamento do seu pai, Loris, e do tio Walter, os verdadeiros promotores do que hoje se chama hoje de “Fontana Gruppo”. Uma realidade mundial cujo crescimento contínuo e vitalidade constante são assegurados pelos esforços da segunda geração da família, composta por Enio, Luigi e Giuseppe. No horizonte, a terceira geração já começa a se afi rmar no Gruppo com Fabrizio (filho de Enio) e Alberto (filho de Giuseppe).

Embora o “Fontana Gruppo” atue mundialmente, Giuseppe Fontana destaca que continua fortemente ligado à área de Brianza e, neste contexto, lançou uma série de importantes programas de bem-estar social.

Enio então tomou a palavra e falou sobre o significado dos 70 anos de “Fontana Luigi SpA”.

“Geralmente essas comemorações”, disse Enio, “apenas nos deixa uma bela lembrança”. Em vez disso, a Fontana quis comemorar o aniversário com um selo postal, especialmente criado para esta ocasião por meio do Poste Italiane (o correio da Itália), que com certeza será uma ótima aquisição para muitos colecionadores.

Mas o clímax, o ponto mais alto, foi alcançado com a publicação de um livro especial de edição limitada, contendo fotografias de Maurizio Galimberti, fotógrafo mundialmente famoso.

Neste livro, que conta a história do Gruppo, Galimberti soube, com maestria, revelar o misterioso aspecto artístico, fantástico e surreal daquilo que o cidadão comum enxerga como uma peça mecânica de conexão. Quem folheia as páginas desse livro encontra-se imerso em um mundo novo, que agrada aos olhos e acalma a alma, ou seja, encontra-se em “Inside the Cathedral of work” (dentro da catedral do trabalho).

A presidência Fontana deixou sua marca na UPIVEB

Não é possível falar de Enio Fontana sem mencionar que, paralelamente aos compromissos da empresa, ele também ocupou com responsabilidade por 15 anos o cargo de presidente da UPIVEB (associação italiana do setor industrial de parafusos e similares).

Durante um longo mandato, ele deu um novo impulso à Associação, dando-lhe a forma organizativa que ainda hoje a caracteriza.

Ele liderou inúmeras ações de inovações e importantes iniciativas, como a ampliação da base de associados e a criação de um novo sistema operacional orgânico; ou seja, renovou e modernizou-a.

Com convicção, promoveu atividades de comunicação dentro da associação e criou o site oficial da UPIVEB. Uma de suas realizações mais significativas foi a publicação da revista “Italian Fasteners”. Lançada em 1994, a revista está perto de atingir a sua 100ª edição, equivalente a 28 anos de atividade ininterrupta.

Enio também fez muito pela UPIVEB ao nível internacional e, em geral, toda a indústria italiana de fixadores, participando de muitas conferências dedicadas ao setor, colaborando em grupos de trabalho dentro da Comunidade Europeia, visando salvaguardar e defender os interesses da categoria. Desempenhou e continua a desempenhar um importante papel como vice-presidente do European Industrial Fasteners Institute – EIFI, organização europeia que representa as várias associações nacionais de fabricantes europeus de fixadores. 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com