Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 99
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Eventos - Fastener Fair
16/08/2023 04h37

Eventos

Fastener Fair Global, a feira de Stuttgart

A mais importante feira europeia do setor de parafusos na mais importante cidade alemã no contexto industrial

Tradicionalmente realizada na cidade de Stuttgart, Alemanha, sob novo nome a Fastener Fair Global (FFG) retomou sua rotina bianual entre os dias 21 e 23 de março de 2023, a primeira edição após os adiamentos da pandemia. Com presença recorde, mais de 11 mil visitantes puderam circular, livres das restrições recentes, entre os mais de 23 mil m² ocupados por “estandes parafuseiros”, no centro de esposições Messe Stuttgart, ao lado do aeroporto local.

Global mesmo, pois, essa feira é a maior da Europa e, talvez, a mais cosmopolita entre todos os encontros de players da cadeia de produção mundial que envolve tudo em fixação mecânica. Além disso, o evento acontece na cidade que é o berço da Mercedes-Benz e Porsche, um lugar que respira mobilidade e, sobretudo, fixação.

Bem, as páginas a seguir trazem um pouco do muito que lá encontramos, mas com um detalhe muito especial para nós, pois, foi nesse evento que a Belenus ousou protagonizar o ineditismo de ser a primeira fabricante brasileira a participar como expositora, um feito e tanto.

                                                 Belenus

Filipe Bailoni 

“Após experiências com bons resultados na Europa, em 2022 visitamos alguns países e feiras locais. Com surpreendente aceitação fomos adiante, expondo na FFG pela primeira vez, com Filipe Bailoni, gerente de exportação, coordenandor na exposição. Evento nota 10, com visitas o tempo todo, em meio a um mercado entusiasmado com a alternativa de fornecimento ‘Made in Brasil’, que reduz a dependência do oriente. O mais difícil foi fazê-los crer que no Brasil existe uma fabricante com o tamanho e a capacidade tecnológica e produtiva da Belenus. Ponto mais positivo foi mostrar a força da indústria brasileira, e nossa maneira séria e eficaz de trabalho, e o quanto estamos preparados para demandas dos mais exigentes mercados globais. Tamanha foi a aceitação por grandes revendedores europeus que já temos clientes estratégicos na Alemanha, Espanha, França, Espanha e Polônia. A exportação Belenus tornou-se uma realidade e importante alternativa para o crescimento", concluiu Ézio Ruocco, vice-presidente da Belenus.

                                      Hatebur - Carlo Salvi

Reinhard Buhrer e Christian Bürgin (Hatebur); Ayumi Yoshihara (Hatebur - Japão), Tijen çoban (Hatebur - Turquia) e Thomas Christoffel (Hatebur/Carlo Salvi); Federico Uslenghi, Roberto Razza, Danieli Zucchi e Alessandra Fasolo (Carlo Salvi); Carsten Stöckinger (Carlo Salvi - Alemanha)

“Atuando em conjunto nessa edição da feira, as equipes Hatebur e Carlo Salvi puderam expor ainda mais aos muitos visitantes detalhes de nossa ampla linha de prensas automáticas. E isso passa desde as linhas de conformação a frio Carlo Salvi, em diâmetros a partir de M0,6, até as linhas Hatebur, de conformação semi-quente/quente em diâmetros de até M90. Também muito oportuno foi poder encontrar antigos amigos e clientes e apresentar-lhes novos integrantes da gestão de ambas as empresas. Na escala de avaliação de 1 a 10 faltou o 11, tal foi a intensidade e relevância dos encontros no estande. Por parte da Carlo Salvi, seus principais são Itália e Alemanha, mas no evento vale destacar a elevação da presença, e relevância, de empresários da Turquia e do leste da Europa. Sobre os produtos que mais se destacam são, sempre, os modelos de dupla ação CS 001 e CS 002”, disse Daniele Zucchi, do marketing da Carlo Salvi.

                                            Dörken

Onnen Freiherr von Bredow, Christos Tselebidis, Martin Juros, René Rother e Klaus Gradtke

Sólido nome global na produção de sistemas de flocos de zinco, a Dörken apresentou na FFG o que ela possui de mais avançado em tecnologia e inovação protetiva contra a corrosão. “De forma impressionante, esse evento provou sua condição de plataforma global para fabricantes, atacadistas, distribuidores e fornecedores de tecnologia de fixação”. No estande Dörken, os especialistas -incluindo os Key Account Managers René Rother e Klaus Gradtke- mantiveram interações com visitantes sobre as linhas protetivas Dörken. Um destaque foi o novo topcoat DELTAPROTEKT® TC 502 GZ. O produto é um topcoat híbrido com excelentes propriedades de coeficiente de atrito para uso em componentes métricos. Ele fornece uma janela de coeficiente de atrito muito estreita, não contém poli-tetra- -fluor-etileno (PTFE) e tem acabamento prateado.

“Estar de volta na FFG após quatro anos é gratificante ”, disse Christos Tselebidis, vice-presidente de vendas de revestimentos industriais. “O evento foi excepcional, desde a preparação até o último minuto, tudo funcionou perfeitamente. O mais importante foram interessantes interações que obtivemos com parceiros atuais e potencialmente novos.

                                        Sacma

 

Luca Romanò e Enrico Brigatti

“Como novidade na FFG apresentamos a máquina automática de rosqueamento interno da HS Aspe, empresa adquirida pelo Grupo Sacma. Modelo T10 (foto), ela é capaz rosquear internamente todo tipo de porcas, peças ocas e semi-ocas, em alta velocidade. Na escala de 1 a 10, a nota 8 é bem apropriada, mais do que o esperado. Sobre regiões mais promissoras, na Europa ou outros países, os resultados são satisfatórios de todas as regiões do globo, tudo muito bem distribuído. Estamos muito satisfeitos com esta situação e gratos pela confiança que o mercado tem pela Sacma”, disse Luca Romanò, executivo internacional do Grupo, ao lado de Enrico Brigatti, diretor comercial da Sacma.

Ainda na FFG, a laminadora combinada de rosca e perfil RP620-R1-RR12, da Ingramatic SpA, outra empresa do Grupo Sacma, obteve o terceiro lugar na premiação Route To Fastener Innovation - 2023.

                                    Bülte Plastics

Fanny e Stefan Bülte 

“Empresa familiar de quase 70 anos, fabricante de fixadores plásticos, atualmente a Bülte tem como CEO Stefan Bülte. Em breve, sua filha, Fanny Bülte, assumirá seu posto. Na FFG a participação ocorreu com as equipes de vendas da Alemanha e França. Essa edição valeu muito pelo retorno da interação direta com o cliente após a pandemia. Apresentamos novidades entre nossas linhas de fixadores plásticos produzidos na Alemanha. Além de nossa extensa linha standard, valeu abordar a atuação em peças especiais. Embora esta seja a feira a líder mundial na indústria de fixadores, tivemos muitos visitantes do leste da Europa e Alemanha. Na escala de 1 a 10, a nota 9 ficou justa. Sobre o mercado brasileiro, sabemos do seu potencial de desenvolvimento itens Made in Germany. Atentos às oportunidades, buscamos um parceiro local que venha facilitar a integração da Bülte no Brasil, bem como na facilitação da gestão logística e outros”, completou Cecilia Ruiz, gerente de marketing.

                                            Böllhoff

Wilhelm Böllhof

"Essa foi a primeira vez que o grupo Böllhoff expôs na FFG. Temos dois diferentes propósitos: 1) desenvolver nossas próprias tecnologias de fixação; 2) ser um fornecedor global de fixadores e serviços. Essa segunda unidade de negócios é nomeada internamente por ‘Fastener Service Supply’. No evento, em especial, estivemos focados em representá-la, considerada para nossos clientes, parceira de logística, compras e serviços. Numa avaliação entre 1 a 10 posso considerar 8 na participação na feira, tendo como ponto positivo, em qualquer evento, o contato mais próximo, sobretudo após o longo período de restrições. Como ponto negativo vejo a quantidade de outras boas empresas dentro do nosso segmento de mercado. Claro, isso é só uma brincadeira. A competitividade é saudável para o negócio e nos impulsiona a sermos melhores a cada dia”, disse Wilhelm Böllhoff diretor do grupo, respondendo sobre quais regiões da Europa e outros países indicaram maior expansão dos negócios após a feira: “Devido à localização que aconteceu o evento, nossos resultados foram concretizados na Alemanha, Norte, Oeste e Leste Europeu. Mas também foi possível nos conectarmos com alguns parceiros asiáticos.”

Growermetal

Fabricante de arruelas e similares, a Growermetal tem como ponto forte itens para aplicações críticas, como no setores ferroviário e automotivo, inclusive no Brasil. Na premiação Route To Fastener Innovation - 2023 a empresa obteve segundo lugar com o Grower SpheraTech, conjunto de fixação, uma combinação de duas arruelas, uma superior esférica e outra de assento cônico. Este conjunto propicia travamento seguro em superfícies não paralelas e, portanto, evita danos ou quebras da junta aparafusada causada pela flexão da cabeça ou a haste do parafuso.

Dimac srl

Comandada por Massimo Agrati, a Dimac apresentou na FFG a MCV4, uma nova máquina de escolha, com alto desempenho para inspeção de fixadores com cabeça, entre M4 e M16, comprimento de 15 mm a 120 mm. Ela é capaz de checar até 800 peças por minuto, com controles dimensionais ópticos e aspectos gerais, para avaliação de trincas, em alta velocidade e tratamento térmico por Eddycurrent. "Tivemos muitos visitantes impressionados com a máquina funcionando, vendida após a feira. Além da MCV4, mostramos a SPC-EVO, uma solução semi-automática para o controle SPC e coleta de dados adequada para peças brutos e finas. Ela possui um sistema patenteado que gera economia de tempo e dinheiro para os controles SPC na indústria de estamparia", completou Massimo.

Nord-Lock

"Com grande sucesso, na FFG apresentamos diversas inovações, tal como um item para a indústria europeia de construção em aço, que é a introdução do conjunto de aparafusamento estrutural sem manutenção. Tal inovação busca revolucionar a segurança em juntas aparafusadas nas estruturas, sem demandar manutenções periódicas. Trata-se de um kit HV, que inclui parafuso e porca de alta resistência, com um par de arruelas de travamento em cunha Nord-Lock Steel Construction (SC), em conformidade com ETA - 20/0010. Este item foi projetado para desempenho duradouro e livre de manutenção, garantindo uma junta segura mesmo nas condições mais críticas. Outra inovação foi o Superbolt NXT, um tensor multi-jackbolt, com instalação até 30% mais rápida que qualquer outro tensor. Além disso, a Nord-Lock Group está consolidando sua marca no mercado com sua linha de parafusos conectados à Internet, com sensor de carga”, concluiu Marc Allocca, o diretor de Marketing e Comunicações Nord-Lock. 

Made in Brazil – Alemanha 2023

Não poderíamos finalizar sem mostrar "um pouquinho de Wilco Schuurs, Brian Troest, Rob Berends Lara Drexel, Marc Allocca brasil iaiá", com nossos patrícios perambulando por Stuttgart.

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com