Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 99
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Entrevista
15/08/2023 02h49

Entrevista

Federico Uslenghi novo CEO da Carlo Salvi

No cargo desde março deste ano, conhecemos o executivo na Fastener Fair Global

Oficializada no início de março passado, a nomeação de Federico Uslenghi para comandar a Carlo Salvi se contextualiza tanto na rota de crescimento tanto na sua atuação no cenário global, dessa septuagenária fabricante de máquinas de conformação de parafusos e afins, totalmente produzidas na Itália.

Casado, com dois filhos, Uslenghi carrega mais de 20 anos de experiência como gerente industrial, ocupando cargos de liderança em gerenciamento de fábrica e desenvolvimento de negócios, incluindo uma certificação Black Belt - Six Sigma no desenvolvimento de produtos em uma empresa multinacional dos EUA.

Por favor, fale sobre sua trajetória.

Como gerente industrial, acumulo ampla experiência em gestão e evolução de operações industriais, desenvolvimento de negócios e definições de estratégias. Ao longo dos anos tenho liderado fábricas, implementando estratégias operacionais e gerenciado necessidades do mercado. Até agora, o foco principal das minhas funções têm sido o desenvolvimento de negócios, desempenhos operacionais, projetos transformacionais, inovação (digitalização, processos, produtos e serviços). Tenho experiência e interesse crescente em sustentabilidade, integrando os princípios ESG na minha abordagem às atribuições de gestão.

Tenho formação em engenharia mecânica, sendo que em minha carreira reuni várias certificações para me dar suporte nas funções de liderança, como Six Sigma Black Belt, Lean manufacturing e, o mais recente, Manager for Sustainability.

Alguma experiência no setor de fixadores ou produtos similares?

Estou apenas começando minha experiência no setor. Dirigi empresas de manufatura em engenharia sob medida para o tipo de ambiente e fabricação de grandes sistemas e soluções. Numa certa oportunidade estávamos fabricando peças mecânicas de alta precisão para várias máquinas industriais. E essas experiências já me dão uma sólida compreensão das oportunidades e desafios que a Carlo Salvi pode alavancar, e mitigar para consolidar ainda mais sua posição, valiosa reputação e se expandir ainda mais no mercado.

O foco principal da minha gestão será agregar valor aos clientes novos e existentes, nos mercados atuais e novos. 

O que podemos esperar de diferente sob sua gestão no relacionamento com o mercado?

O foco principal da minha gestão será agregar valor aos clientes novos e existentes, nos mercados atuais e novos. Oferecemos soluções confiáveis e de alto desempenho para atender às demandas do mercado, e não serão limitados a produtos e serviços, mas iremos projetar e implementar estratégias para ir além com uma abordagem Calro Salvi/Hatebur. Como dito anteriormente, não venho do mercado de fixadores, e isso é um ponto fraco, o que me obrigará a desenvolver uma compreensão sólida, forte network. Mas também tem o outro lado que, pois, venho com uma outra visão, sem o tradicional viés dos outros players, que há tempos estão nesse setor

Desde as fases iniciais de desenvolvimento, a Carlo Salvi dá um grande suporte ao cliente, graças ao seu know-how de processos.

Fale de sua nova empresa.

Fundada na Itália em 1939, desde então a Carlo Salvi tem atuado na fabricação de máquinas de altíssima qualidade, desenvolvendo uma forte participação de mercado e uma sólida reputação em todo o mundo. Nesses mais de 70 anos ela sempre buscou o melhor no atender das demandas, tanto em novas máquinas quanto em serviços, desenvolvendo um bom nível de flexibilidade e seus departamentos internos, de usinagem, montagens e testes, e em toda a cadeia de suprimentos externa.

Especializada em máquinas de conformação morna e a frio, de dupla ação e multi-estágios, num portfólio que abrange a produção de parafusos e similares, peças sólidas e semi-tubulares, com ranges de diâmetros entre M0,5 a M20. São linhas capazes de conformar diversos tipos de metais, tradicionais e ligas especiais. A disponibilidade de diferentes tipos de máquinas, de opções quentes e a ampla gama de tamanhos da Hatebur torna o grupo Carlo Salvi/Hatebur um amplo cardápio para conformação mecânica seriada.

Desde as fases iniciais de desenvolvimento, a Carlo Salvi dá um grande suporte ao cliente, graças ao seu know-how de processos. Para isso ela dispõe de uma equipe de engenheiros especializados nos processos, e com recursos avançados para projetar as etapas de conformação mecânica, do ferramental correto, aconselhar e balizar o cliente em suas definições de design, no otimizar dos produtos, saída de produção, qualidade, e repetibilidade ao longo do tempo.

Tudo isso permite sermos muito ativos em diferentes mercados globais, pois, a Carlo Salvi sempre teve uma forte abordagem internacional, mas a Itália em si é, de fato, um mercado muito importante. No entanto, quase 90% de nossas vendas vão para o exterior, com destaque para a Alemanha, França e Reino Unido e EUA, com o Extremo Oriente crescendo. Também temos trabalhado com a América do Sul, onde iremos nos focar mais no futuro. Em muitos desses países estamos presentes diretamente como Carlo Salvi e Hatebur, o que nos permite maior proximidade com o cliente, e lhe dar amplo suporte no entregar de valor que mencionei anteriormente neste texto.

E sobre o Brasil?

Trata-se de um país que abriga diversos players muito importantes no mercado de fixadores. O Brasil é muito importante para desenvolvermos negócios, e estou muito ansioso para conhecer essa clientela e estabelecer relacionamentos de longo prazo. Estamos procurando a melhor oportunidade para estar no Brasil em breve.

Federico Uslenghi

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com