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27/11/2016 09h33

 Persona

   

Marketing & Vendas ou Marketing x Vendas?
 
 
Considerado o pai da administração moderna, o austríaco naturalizado norte-americano, Peter Drucker (1909 - 2005), certa vez disse que “a missão de marketing é tornar os vendedores desnecessários”. É uma verdade absoluta que marketing vem antes da venda, mas um depende do outro. Isso levado ao extremo pode causar polêmicas, mas as empresas realmente buscam isso, mesmo sendo utópico, ou seja, fazer as coisas funcionarem sozinhas. Ações de marketing despertam a atenção do cliente, esclarece o que é o produto/serviço, benefícios, bem como e onde utilizá-lo. Quanto ao cliente comprar, pagar e agir como máquina..., não foi isso que Drucker quis dizer. 
 
Marketing desempenha sim um essencial papel em abrir as portas para conquistar e, também, manter clientes através de divulgações, promoções, merchandising e outros. Sem elas o vendedor começaria do zero, tão esclarecedor quanto uma folha de papel em branco. Essas ações despertam e ampliam a compreensão sobre o que a empresa faz, como faz e, principalmente, o que o cliente ganha com isso. 
 
Conquistada, a confiança requer manutenção sempre, pois nos descuidos ela pode apresentar vícios da acomodação, às vezes imperceptíveis, além dos avanços da concorrência. Luz amarela acesa, é aí que os vendedores e gestores agem, atentos às infinitas variações comportamentais do mercado, algo que o marketing sozinho certamente iria fracassar. Só pode ser considerado marketing se é eficaz, incluindo a venda. Do contrário, não foi marketing, foi promessa intangível ou, pior, falsa promessa. O cliente percebe se é marketing de verdade se existe um vendedor de verdade desde o pedido, tramitação até a entrega, findando no sagrado e indispensável pós-venda. Nessa trajetória, no front dos negócios pela New Fix, colocamos diariamente essas ações mistas de Marketing & Vendas, nunca de Marketing x Vendas.
 
Enéas Henrique de Oliveira
Diretor comercial da New-Fix Rebites e Parafusos
eneas@newfix.com.br

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