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Fundamentos do marketing
28/02/2010 01h58

Demanda X Política
"Marketing é a arte de satisfazer os desejos e as necessidade do consumidor em uma relação de troca com vantagem mútua, num ambiente onde haja demanda"- Philip Kotler


Sou incansável em repetir a frase acima, utilizando-a como ponto de partida para análise mercadológica. É notório que o Brasil passa por um período de grande demanda por máquinas e equipamentos que faz crescer os olhos de fornecedores do mundo inteiro.

Também não é novidade que a China sabe muito bem como aproveitar oportunidades de negócio como as que o nosso País oferece.
O que me preocupa neste momento é identificar quem são os personagens da tal “mutualidade vantajosa”, definida por Kotler quando trata de “relação de troca com vantagem mútua”.

Segundo afirma o empresário Mário Bernardini, assessor econômico da presidência da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos –, em recente reportagem do jornal Estado de São Paulo, estamos em um processo avançado de “commoditização” da indústria brasileira, o que significa desindustrialização.

Sou do tempo em que a substituição de produtos importados era, além de uma Política de Estado, um orgulho para o cidadão brasileiro. O setor de máquinas e equipamentos, que já ostentou a 5ª posição no ranking mundial, está em 15º lugar e corre ladeira abaixo. A se perenizar este processo, continuaremos a elevar o PIB – Produto Interno Bruto – com base em commodities até o dia em que um país, africano ou asiático (com potencial de produção de commodities), nos supere lastreado pelo capital internacional.

Neste dia, nossa indústria estará sucateada, não haverá mais oferta e demanda, e nem emprego no setor. Pode parecer exagerado e apocalíptico, mas sob a visão microeconômica, o caos já está instalado em várias indústrias de diversos segmentos. O mercado, sob a ótica de marketing está inserido no contexto macro-econômico e sofre influência direta da Política de Estado que, por sua vez, é dependente da Política de Governo. É legítimo e providencial que os dirigentes industriais se atentem intensamente à questão econômica como ambiente de marketing. O processo de desindustrialização instalado no Brasil me assusta. Reverter este processo é premente e se faz necessário.

Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing

hans@whiteoak.com.br

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