Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 43
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Artgos - Vedação Industrial
21/01/2014 02h11

Artigos

 

 Vedação Industrial: Uma Busca Incessante por Altos Índices de Confiabilidade, Produtividade e Preservação

 
Especialista expõe o trabalho de vanguarda e as soluções inteligentes da americana LAMONS
 

Em meio aos desperdícios e maus tratos ao meio ambiente, o mundo atual se vê no centro das atenções na busca de alternativas para minimizar os efeitos de destruição do planeta e de melhor qualidade de vida às gerações futuras. Temos presenciado debates e discussões em empresas, órgãos públicos, instituições de ensino e organizações não governamentais no intuito de multiplicar os conhecimentos, alertar e engajar toda a sociedade neste movimento: a preservação do meio ambiente.

Trazendo o assunto para o âmbito industrial, assistimos a grandes problemas como explosões, incêndios e poluição ambiental, causados por vazamentos muitas vezes ocasionados pela falta de conhecimento e pela falta de qualidade e aprimoramento tecnológico dos produtos de vedação disponíveis. Nos últimos anos, os órgãos ambientais têm tornado cada vez mais exigentes os controles e fiscalizações nas potenciais fontes poluidoras. As indústrias estão sendo obrigadas a reduzir os níveis de emissões fugitivas e implantar políticas de gestão para um maior controle e preservação.

O tema “vedação industrial” é assunto que, atualmente, está sendo difundido nas grandes indústrias de processamento e beneficiamento. Segmentos como Óleo e Gás, Petroquímicas, Química, Refino e Exploração de Petróleo, Siderurgia, Papel e Celulose e Açúcar e Álcool estão constantemente revendo seus procedimentos e buscando novas tecnologias para um melhor monitoramento e mitigação das não conformidades. Com essa perspectiva, a LAMONS, empresa americana do Grupo TriMas sediada em Houston, Texas, chega ao Brasil com muita propriedade. Atualmente líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de juntas de vedação metálicas e elementos de fixação, apresenta soluções inteligentes e tecnológicas às situações mais adversas, como: processos em níveis de temperatura extremos, fluidos agressivos quimicamente (presença de HF), situações de incompatibilidade entre flanges, superfícies de vedação com altos níveis de desgaste, entre outras.

A nossa responsabilidade é proporcionar e difundir conhecimento amplo e atualizado no que se tem de melhor no mundo em juntas de vedação não metálicas, metálicas e elementos de fixação, especificação de produtos,   procedimentos de instalação e programas de controle e gestão com foco em vedações estáticas e dinâmicas. Afirmamos que o sucesso da vedação dos sistemas compete ao conjunto perfeito do elemento de fixação e junta de vedação, procedimento de instalação, monitoramento e controle operacional. A LAMONS é a única empresa no Brasil capaz de proporcionar essa tríade completa. As soluções desenvolvidas são baseadas em cálculos científicos e procedimentos de instalação conforme normas, critérios e métodos estabelecidos.

Tendo em vista o elevado grau de criticidade dos novos processos industriais, a LAMONS tem, assiduamente, investido em novas tecnologias. O SPC4™ – Parafuso Inteligente e a CORRUKAMM™ – Junta de Vedação de Alta Performance aplicada em processos críticos e com alta ciclagem térmica são provas reais desse processo. Especificamente esses dois produtos revolucionam e quebram os paradigmas dos conceitos existentes e conhecidos em vedação de equipamentos estáticos e dinâmicos no Brasil.

O SPC4™ – Parafuso Inteligente trata-se de um elemento de fixação composto por um sistema simples de monitoramento, que permite, durante a sua utilização, controlar o alongamento elástico admissível e efetivo para a melhor performance e esmagamento da junta de vedação ao longo da campanha operacional da Unidade Industrial.

Com este “parafuso”, a única variável de controle e referência é o percentual de alongamento do fixador. Aspectos intrínsecos na vedação das uniões flangeadas como lubrificação para redução do fator de atrito na montagem, vibração, temperatura, ciclagem térmica, relaxamento, métodos de instalação, equipamento de instalação, entre outros, deixam de ser avaliados na conjuntura. Atualmente, é o método mais preciso de instalação, com uma variação máxima na ordem de ± 2%, enquanto o método de instalação através de tensionadores hidráulicos gira em torno de ± 10%. Essa tecnologia permite a instalação e montagem dos fixadores e junta de vedação com um grau de confiança elevado.

 

Com a utilização de fixadores simples (estojos), a integridade da selabilidade do sistema pode ficar comprometida, pois logo após a montagem (fixador / junta de vedação), ocorre a perda de carga ocasionada pelas interações elásticas e relaxamento da junta. Ao longo da operação, esse processo continua devido às vibrações e variações de temperatura de processo, podendo ocasionar paradas de manutenção não programadas.

As respostas de economia sob aspectos de custo de manutenção, produtividade operacional e confiabilidade com o SPC4™ têm sido significantes.    

 

Benefícios:

• Precisão na instalação;

• Todos os parâmetros da vedação são estabilizados e calibrados;

• Redução de falhas em aplicações críticas;

• Instalação rápida – Eliminação de retrabalhos;

• Aplicado em conjunto com qualquer ferramenta de aperto;

• Elimina os questionamentos (variáveis) de atrito;

• Elimina os custos com dispositivos de pré-carga;

• Nenhum treinamento especial; • Reduz o tempo de inspeção;

• Otimiza a integridade da junta de vedação.  

A CORRUKAMM™ – Junta de Vedação de Alta Performance, considerada atualmente a tecnologia mais avançada em juntas metálicas, tem a capacidade de suportar aplicações extremas semelhante à junta de vedação Kammprofile, e se diferencia pela geometria ondulada capaz de absorver níveis de não alinhamento e não paralelismo bem maiores.

A ondulação da junta CORRUKAMM permite uma recuperação substancial ao creep, funcionando como uma mola que, ao receber a carga, responde com uma força contrária de mesma intensidade, mantendo o sistema vedado ao longo da operação sob efeitos de vibração e ciclos térmicos frequentes.

A CORRUKAMM™ tem sido aplicada em equipamentos críticos como reatores, permutadores, trocadores de calor, turbo expansor, entre outros, respondendo com eficiência às situações mais complexas.

A LAMONS vem na vanguarda das necessidades da indústria; com uma visão amplificada e responsável, tem cumprido o seu papel ao longo dos seus 72 anos, colaborando com a preservação do meio ambiente nos quatro continentes.  

Raphael Medeiros

Engenheiro industrial mecânico e Gerente Técnico Comercial da LAMONS no Brasil.

raphael.medeiros@lamons.com

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com