EVENTOS
SAE Brasil apresentou nova diretoria para 2013-2014
Na cerimônia de posse realizada em São Paulo, o novo presidente Ricardo Reimer anunciou o Conselho Diretor e destacou as metas de sua gestão para os próximos dois anos
O engenheiro Ricardo Reimer, presidente da Schaeffler para a América do Sul, assumiu a presidência da SAE Brasil para o período 2013/2014 em fevereiro de 2013, sucedendo ao presidente anterior Vagner Galeote. Frank Sowade, diretor de operações da Volkswagen, é o vice-presidente. Juntos comandarão a entidade com 14 diretorias e 25 executivos que exercem trabalho voluntário e atuam em empresas líderes do setor da mobilidade - fabricantes de veículos e dos setores aeronáutico e ferroviário, sistemistas e consultorias especializadas na cadeia da automotiva.
Formado em Engenharia Mecânica e de Produção pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), com especialização em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Reimer participou de inúmeros treinamentos na Alemanha focados em produção, planejamento, qualidade e gestão administrativa e financeira. Para a sua gestão, destacou quatro metas principais, entre as quais está a realização de estudos para o aprofundamento do Inovar-Auto, programa que avaliou estratégico para a indústria automobilística. “É preciso descobrir as oportunidades do programa, que tem o mérito de estabelecer para o setor uma política industrial de médio prazo, mas ainda carece de maior abrangência para outros segmentos da cadeia automotiva e da indústria como um todo”, frisou.
O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) é uma medida adotada pelo Governo Federal com o objetivo de estimular o investimento na indústria automobilística nacional. Estima-se que até 2015 o programa levantará mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor. As medidas introduzidas fazem parte da política industrial, tecnológica e de comércio exterior chamado “Plano Brasil Maior”, e concede benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas que estimularem e investirem na inovação e em pesquisa e desenvolvimento dentro do Brasil. O programa prevê um desconto de até 30 pontos porcentuais no IPI para automóveis produzidos e vendidos aqui.
As outras metas declaradas por Reimer foram a consolidação da abrangência nacional SAE Brasil, com expansão notadamente para região Nordeste, que o executivo qualificou como o novo polo indústria automobilística do País; a ampliação do caráter internacional dos eventos técnicos da entidade no Brasil via SAE Internacional; e da plataforma de conhecimento voltada ao aperfeiçoamento técnico dos profissionais de engenharia. Ainda, destacou o trabalho voluntário dos engenheiros associados e sua importância para a realização de eventos técnicos como o Congresso SAE Brasil, que conta com a participação de cerca de 200 voluntários todos os anos.
Entre os convidados do evento da posse estiveram representantes da diretoria, conselho fiscal e comitê consultivo sênior da SAE Brasil, e de entidades do setor da mobilidade como Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Autopeças), ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), além de outros convidados especiais.
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Luso Ventura (Mobilidade Engenharia), Décio Del Debio(Mercedes-Benz) e Fábio Braga (SAE) |
Frank Sowade (Volkswagen), Emerson Guarnier (SAE) e Mário Junghähnel (Schaeffler) |
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Alexandre Akashi (Farol Alto), Ricardo Dilser (Fiat), Marcos Villela (Motor Press) |
Gyorgy Henyei Jr. (Caterpillar), Silvana Mele (SAE), e Ricardo Reimer |
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Sérgio pin (Schaeffler), Reinaldo Muratori (Mitsubishi), Mário Guitti (IQA), Robson Galvão (Multicorpos) e Gábor Deák (Delphi) |
João Carlos Pimentel (Ford), Flávia Piovacari (Visteon), Ivan de Rosa e José L.Albertin (SAE), Fernando Herrera (Olsa Brasil), Renato Mastrobuono (Consultor) e Gábor Deák (Delphi) |
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Fernando Calmon (editor da coluna Alta Roda), Mauro Simões (MAN Latin América), José L. Loureiro (Volkswagen), Antônio S. Rodrigues (Fiat) e Fabiano Severo (Volkswagen) |
Moacyr Ricci (SAE), Bruno Sigoto (ABM) e Ayrton Filleti (Abal) |
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