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Eventos - SAE
27/11/2012 04h29

Eventos

SAE Brasil - 21º Congresso e Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade

 

Evento contou com a realização de 145 apresentações técnicas, 111 estandes de exposição e a presença de quase 13 mil participantes

 

O Congresso SAE BRASIL 2012, considerado como a maior vitrine de inovações tecnológicas do setor da mobilidade, foi realizado entre os dias 02 e 04 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. Em uma área total de 14.190 m², e área de estandes de 4.910 m², muitas empresas expositoras apresentaram o que há de mais atual nas indústrias automotiva, aeroespacial e ferroviária. Segundo dados do evento, foram realizados 24 fóruns de debates e paineis, 145 apresentações técnicas, que contou com a participação de 105 renomados profissionais e pesquisadores, obteve 111 estandes de 74 empresas expositoras e contabilizou a visita de 12.780 participantes. Um dos trabalhos expostos que mereceu nosso destaque foi o "Smart Lockwire: uma aplicação para maior confiabilidade em fixações automotiva e aeronáutica”, elaborado por estudantes da Universidade Federal De Campina Grande – UFCG e Universidade Federal de CampinaGrande/PB, que consiste em um arame aplicado onde os parafusos não têm como contra peças porcas autotravantes. “Lockwire não é algo novo, sendo que a grande novidade no Smart Lockwire é que ele é feito com uma liga metálica inteligente com memória de forma que, aplicado junto ao parafuso, em uma fixação de motor, por exemplo, na medida em que a temperatura se eleva, ele dilata, ampliando assim o torque já aplicado. É algo que previne folgas, situações comuns em aplicações de lockwire em aços como o inox. Sua aplicação se destina a veículos de competição, de alta performance e vibração intensa. A descoberta surgiu numa competição de bajas, onde não havia condições de utilizar porca autotravante numa pinça de freio”, explicou o estudante de engenharia e apresentador do projeto, Henrique Martinni

 

A exposição também mostrou as tecnologias que visam oferecer mais conforto, conectividade e segurança para motoristas e passageiros, além da redução do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes. Veja as novidades que alguns expositores exibiram nos estandes:

 

Neumayer Tekfor
Participante desde 2003, nesta edição apresentou cinco trabalhos técnicos no congresso e o tema “Aço pesa menos do que o alumínio?!” no painel internacional. “Reforçamos no congresso nossa posição como uma empresa que busca soluções inovadoras. Um dos destaques da exposição – que os visitantes puderam conferir no nosso estande de 72 m² - foi a NT® SpiderNut, uma porca com característica auto travante para aplicação em pontas de eixo e rolamentos cônicos. Possui fixação segura, precisa e rápida, com ou sem aplicação de força axial no conjunto. Entre os diferenciais estão a segurança contra perda de torque, a resistência a severas vibrações, impactos e a cargas de choque, o fácil manuseio na linha de montagem e em manutenções - sem limitação para a sua reutilização - e a possibilidade de aplicação em locais com elevada temperatura de trabalho (acima de 120º C). Ela incorpora todas essas funções no fornecimento de apenas um componente”, explica o Engenheiro Chefe da Neumayer Tekfor,
Dr. Ing. Mauro Moraes de Souza.

 

ZM Próxima de alcançar sua terceira década de existência, a ZM se mantém focada no fornecimento de peças a frio para linhas automotivas. “Nosso core business está em produtos feitos a partir do forjamento a frio de peças especiais, como itens de suspensão, direção, freio e parafusos de roda para linha pesada e leve. Desde 1995, passamos a atuar, também, nas linhas de fixadores standard. No SAE buscamos apresentar todo este leque de produtos, além de nossa capacidade técnica para atender e desenvolver, já que dispomos de laboratório, engenharia e sistemas de simulação. Apostamos na ampliação do mercado brasileiro para itens feitos por fabricantes locais”, explica José Steil Neto, diretor.

 

Spiralock

 

Presente pela segunda vez no Congresso SAE, a empresa investiu cerca de R$ 40 mil em um espaço de 20 m² para expor suas novidades. “O foco aqui foi manter e ampliar o mercado com a nossa presença e apresentar bem de perto nossa tecnologia. Principalmente em um evento como este, que recebe inúmeros engenheiros de alto nível técnico, sejam da parte de carrocerias, chassis ou motor. Nossa atuação visa eliminar problemas com afrouxamento nos sistemas de fixação e ressaltamos exatamente isso para os visitantes”, informou Paulo da Conceição, especialista em aplicações. 

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