Evolução é um processo de crescimento, mudança, desenvolvimento. É assim que a Acument Global Technologies define sua trajetória de tradição e sucesso. Fundada na capital paulista em 1943, pelo empresário Alfredo Fuchs, a empresa nasceu como Mapri, hoje incorporada pela Platinum Equity, uma multinacional americana que atua na aquisição e gestão estratégica de empresas de alta tecnologia, nomeando a Acument como um dos mais avançados padrões de qualidade em sistemas de fixação da América Latina.
Para chegar a este patamar, a corporação passou por diversas fusões, aquisições e modificações de nomes. Começou suas atividades na Lapa, bairro da cidade de São Paulo, mas se mudou para outro local, chamado Vila Leopoldina, onde permaneceu por muito tempo como principal unidade fabril. Em 1997, foi adquirida pelo grupo Textron - empresa de atuação em diversos segmentos - e ficou conhecida como a Textron Fastening Systems. Já em 2006, a Platinum adquiriu 100% do business de fixação e criou o nome Acument para todas as corporações que estavam sob sua administração.
Suas últimas mudanças ocorreram quando houve a transferência da sede para a cidade de Atibaia, interior de São Paulo, e a posse do novo presidente, Frank Pierce. “Do ano passado para este tivemos um longo processo de transformação. Investimos cerca de US$ 50 milhões em toda a estrutura e equipamento da sede. Planejamos esta mudança desde 2007”, explica o diretor de marketing, Wilson Pereira. Na nova planta, conta, o espaço e a logística são melhores, há um conceito linear de produção e toda a parte de tratamento térmico e superficial é realizado agora dentro da empresa, totalizando 90% de toda a operação internamente.
Hoje, com duas unidades fabris no Brasil, localizadas em São Paulo - SP e Contagem - MG, um Centro de Distribuição na cidade baiana de Camaçari e representantes espalhados por todo o país, a Acument pretende focar na recuperação de sua imagem e se consolidar como a maior empresa de fixação no segmento automotivo. Para isso, investiu no seu Centro Tecnológico, especialização da equipe e no conceito Full Service Provider (FSP). “Juntamente com nossa ampla linha de produtos, o investimento em tecnologia e o atendimento total ao cliente com o FSP tornaram-se o nosso maior diferencial. Vamos continuar trabalhando bastante este conceito no mercado, que é montar toda a estrutura dos elementos de fixação dentro da empresa e dar um suporte total ao cliente”, explica Pereira.
A sua capacidade produtiva gira em torno de 3 mil toneladas por mês de parafusos nas duas plantas, de SP e MG, e responde pela produção de mais de 3 mil diferentes produtos, sendo 98% da sua capacidade voltada somente para o setor automotivo e 2% para distribuição. Em sua linha, constam parafusos no diâmetro de M2 até M22, porcas de M4 até M24, produtos de conformação a frio, produtos especiais. Possui cerca de 30 prensas, diversas de até seis estágios, somente na nova sede, laboratórios físico e químico e 730 colaboradores no total das duas fábricas. Com uma carteira de clientes como Ford, Fiat, Honda Motos, Volkswagen e Mercedes-Benz, a Acument obteve faturamento de US$ 137 milhões aqui no Brasil em 2011.
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