Congresso SAE BRASIL destaca o papel da engenharia brasileira da mobilidade
Sob o tema “inovação, meio ambiente e eficiência”, o evento contou com paineis temáticos sobre os novos desafios de redução de emissões, sistemas alternativos de propulsão, baixo consumo energético, sustentabilidade, reciclabilidade, entre outros
Com público recorde de 12.240 visitantes, o Congresso SAE BRASIL debateu, entre 4 a 6 de outubro, em São Paulo, o tema ‘Inovação, Meio Ambiente e Eficiência: O Papel da Engenharia Brasileira da Mobilidade’ em 20 paineis temáticos com especialistas nacionais e estrangeiros ligados às áreas aeroespacial, caminhões e ônibus, duas rodas, educação de engenharia, ferroviária, internacional, manufatura, máquinas agrícolas e de construção, motorsport, segurança veicular, sustentabilidade, telemática e infotainment, tecnologia da informação e veículos leves. Foram 142 expositores, sendo 11 montadoras, os principais sistemistas e empresas do setor da mobilidade. Neste ano além dos expositores e outros temas, foram apresentados, dentre diversos trabalhos, dois papers abordando temas envolvendo fixação, apresentados a seguir.
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Avaliação do tempo para desidrogenização de fixadores automotivos de alta resistência mecânica
Considerando os elevados volumes no uso de fixadores nas indústrias automobilísticas e suas fornecedoras e a crescente necessidade de prevenir falhas, o grupo estudou o fenômeno “Fragilização por Hidrogênio”. Foram avaliados parafusos das classes de resistência 10.9 e 12.9, concluindo que as diferenças no comportamento destes fixadores - como perda de torque, presença de fissuras, trincas - ocorrem com tempos maiores que 1h15 na espera para desidrogenização. Além disso, quantidades de anomalias no comportamento dos fixadores aumentam proporcionalmente com o aumento do tempo em testes. Os autores tiveram o apoio da fabricante de fixadores Max Del, Volkswagen e da Faculdade de Engenharia de Materiais, da Fundação Santo André.
Autores
Adriano R. Puga (Max Del) - adriraipuga@gmail.com
Cleber C. Machado (Max Del) - clebermachado5@hotmail.com
Fábio M. Hatae (Promax) - fabiohatae@yahoo.com.br
Júlio Cesar da Silva (Volkswagen) - portuganet@itelefonica.com.br
Marco A. Colosio (Fund. Sto. André) - marco.colosio@gm.com
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Uma solução inovadora para fixação segura com garantia da tensão de tração e torque prevalente
A garantia de fixação em juntas montadas ainda é um desafio para os projetistas, especialmente em relação à perda de torque e consequente afrouxamento dos elementos de fixação. Entre os principais motivos de acidentes causados pela soltura destes elementos está a incorreta aplicação do torque (muito alta ou muito baixa) e a possibilidade do comprometimento da fixação da junta devido à vibração que atua no sistema.
Este trabalho apresenta uma solução em fixação onde a resistência ao afrouxamento é dada pela aplicação simultânea de esforços de tração e torque prevalente no campo elástico dos componentes, o que diminui a possibilidade do autoafrouxamento.
A solução é uma porca que pode ser usada em todos os tipos de juntas a qual aplica força tensora pela ação de duas arruelas montadas ao corpo da porca.
Autores
Mauro Moraes de Souza - mauro.souza@neumayer-tekfor.com
Juliano Savoy - juliano.savoy@neumayer-tekfor.com
Hamilton Corrêa - hamilton.correa@neumayer-tekfor.com
Paulo Cesar Sigoli - paulo.sigoli@neumayer-tekfor.com
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