Custo Brasil é um tema abordado pela mídia brasileira com certa frequência há muitos anos. Ora em moda, ora esquecido, o fato é que o problema é constante. Há uma lista interminável de gargalos que estrangulam a produtividade da economia brasileira.
Nos próximos dois anos, pouco ouviremos a respeito desta questão; a pauta será Copa do Mundo. Se para a opinião pública os problemas parecem existir somente quando estão estampados nas “chamadas” da mídia, para o empresariado os problemas fazem parte do desafio cotidiano. Bom seria se todos os problemas brasileiros fossem resolvidos com a construção de novos aeroportos e estádios de futebol.
Recentemente visitei o distrito de Entre Rios, Paraná, uma das regiões de maior produtividade agrícola do mundo, cuja base da economia é gerida pela Agrária - Cooperativa Agroindustrial. Lá, 550 cooperados e quatro indústrias geram faturamento bruto superior a R$1 bilhão; números que impressionam se considerarmos que as 240 cooperativas do Estado anunciaram em 2010 um faturamento de R$28 bi.
Qual não foi minha surpresa, o acesso e circulação entre as cinco colônias que compõem o distrito é de uma precariedade assustadora. A pavimentação, se é que podemos chamar assim, está tomada por milhares de buracos. Dirigir naquelas estradas se assemelha ao balé da Fórmula 1. O descaso das autoridades estaduais e municipais, responsáveis pelas vias de acesso e circulação, é uma agressão aos moradores, turistas e trabalhadores que tanto contribuem para o desenvolvimento da economia nacional. Caminhoneiros trocando pneus, às dezenas, é uma cena cotidiana naquela região. Sem dados estatísticos, não temo afirmar que a região lidera o ranking de pior malha viária do Brasil.
Esta caótica e vergonhosa situação é apenas mais um exemplo das dificuldades que “gente que faz” enfrenta em nosso País.
Humor Germânico
A comunidade formada por imigrantes Suábios, a cultura germânica predominante no distrito Entre Rios, encontrou um jeito bem brasileiro de protestar; criou um blog tragicômico que, entre outras denúncias, divulga a “valsa dos buracos”, um vídeo esclarecedor por si.
Veja em http://www.sosentrerios.blogspot.com/
Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
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