Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 25
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Eventos
16/03/2011 02h03

Aluna da Udesc é a vencedora do
2° Prêmio Ciser

 Como meio de incentivar a pesquisa científica e tecnológica do País, a Ciser premiou os melhores trabalhos do seu concurso, vencido em 2010 por uma aluna da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ações como esta indicam as razões para a obtenção do selo de Empresa Inovadora, da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – Anpei

 

 

 

A segunda edição do Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica foi entregue no dia 17 de novembro, 2010, no V12 Lounge de Eventos, em Joinville, SC, em meio a uma grande festa. Seis projetos estudantis de São Paulo, Paraná, Paraíba e Santa Catarina foram finalistas, sendo que os quatro primeiros colocados dividiram a quantia de R$ 48 mil. A grande vencedora da noite foi Anezka Popovski Kolaceke, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc – Joinville/ SC), com o tema Fixadores com Atrito Seletivo, sob orientação do professor Luís César Fontana.
Os seis projetos finalistas, do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (Unerj), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Udesc, passaram por três etapas de avaliação: comitê interno, composto por profissionais com conhecimentos técnicos e científicos que avaliam as propostas e selecionam dez para concorrerem a fase seguinte; jurado interno, com conhecimento técnico sobre produção e produto, que triam o material e escolhem seis participantes; e jurados externos, personalidades de órgãos de fomento e empresas patrocinadoras que
possuem vasta experiência em tecnologia e inovação.

 

 

 

Ao todo foram 52 trabalhos julgados pelo Coordenador de Engenharia de Aplicação da Ciser, Valdecir Lourenço Furtado; Analista de Projetos do Prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) de Inovação, Delci de Castro; Consultor Técnico de Produto e Processo da Gerdau AçoMinas, Fábio Domingos Pannoni; engenheiro e diretor da Anpei, Mário Barra; e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Santa Catarina, Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz.
Os demais premiados foram: Trava Mista de Aperto, segundo colocado; Parafuso com Galerias para Penetração de Lubrifi cante, terceiro colocado e menção honrosa para Parafuso com Dupla Opção de Fixação. Foram lembrados também os demais finalistas: Conjunto Fixador em Paredes de Alvenaria e Dispositivo Bipartido de Fixação para Barras Lisas e Roscadas.
Criado em 2008, o Prêmio é um concurso científico anual, com inscrições gratuitas, aberto a estudantes de instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil.
O objetivo é buscar avanços nos processos produtivos de elementos de fixação, sejam eles confeccionados através dos processos de conformação a frio ou quente. Esta edição voltou-se para a inovação em produtos ou novas aplicações. “A falta de profissionais bem preparados é um dos gargalos no desenvolvimento do Brasil. Ao investir em educação, não basta volume e sim uma cuidadosa e devida canalização dos mesmos”, afirma Carlos Schneider, presidente da Ciser.

 

Pioneira, a empresa é a única no Brasil a realizar e manter um concurso educacional neste segmento. Segundo Schneider, “Baseado nesta rica fonte de informações, temos inúmeros estudos em andamento”. Recentemente a Ciser obteve o selo de Empresa Inovadora, concedido pela Anpei, incluindo-a num seleto grupo de 91 empresas certificadas pela entidade. Ao lado de ações como o Prêmio, a empresa ratifica a sua real condição de inovadora.
Ainda segundo o presidente, a inovação só se realiza quando um produto que passa pelas fases de Pesquisa & Desenvolvimento é inserido no mercado e tem resultados mensuráveis, geralmente acima da média. “Os projetos que passarem por este ciclo se traduzirão em produtos reconhecidamente inovadores no mercado de atuação da Ciser. São produtos tecnológicos inéditos, de alto valor agregado e desempenho”.
“Consideramos nossa missão cativante e desafiadora, pois dispomos de matéria prima abundante para inovar, que é a nossa juventude.
Apesar disso, lembremos que nossas autoridades devem dar maior atenção do que vem dando ao setor metal-mecânico”, finalizou durante seu discurso, o gerente de P&D da Ciser, Guido Ganassali (foto), agradecendo a todos os apoiadores e parceiros, em especial ao presidente Schneider, por acreditar nesta ação.
A Gerdau, White Martins e SAP foram os parceiros do Prêmio. Já os apoiadores foram a Anpei, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Ministério da Ciência e Tecnologia.
A solenidade contou com profissionais de países vizinhos como Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. A terceira edição do concurso, que entre as novidades terá o apoio do HSBC, cresceu e distribuirá R$ 70 mil em prêmios para participantes do ensino superior e técnico. Uma equipe da Ciser esteve em 19 cidades divulgando a ação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.premioinovacao.ciser.com.br a partir do dia 1 de fevereiro até 31 de agosto.

 

 

 
1º Lugar: Aneska Popovoski Kolaceke

 

 

 
2º Lugar: Giuliano Bergamin

 

 

 
3º Lugar: Dalton Wolgrand da Silveira Rocha

 

 

 
Menção honrosa: Alex Sandro Viel Pulici

 

 

 
Antônio Diomário (Fapesc), Mário Barra (Anpei), Carlos Schneider (Ciser), Cesar Flores (SAP) e Domingos Pannoni (Gerdau)

 

 

 
Regina Weber, Francine Guntert, Alexandre Foyth, Paulo Antonini, Élcio Horstmann, Alexandre Zimmermann e Marcus Ávila (Ciser)

 

 

 
Pedro Pastorelli, Maria Pastorelli, Cecília Pastorelli, Paulo Pastorelli (Ciser), Cássio Andrade (Tupy) 

 

 


César Edil Costa (Udesc), Walter Weingeerther (UFSC), Diomário Queiroz (Fapesc), Guido Ganassali (Ciser)

 

 


Ronaldo Nass (Wetzel), Vinícius Alage (Ciser), J. Gianesi (Sinpa) e Mário Barra (Anpel)

 

 

 
Diane Deuschle (Ciser), Carlos Bardanca (Torbul), Emily Nielson (Ciser), Nordahl Siemens (Atlântica), Hemrique Singlet e Gabriel Bardanca (Torbul)

 
Rodrigo Ramirez (Matyseg - Chile), Lic. Gonzalo Vargas Rivera e esposa (Pertec - Bolívia), Fernando Wortmann e Valdecir Furtado (Ciser) e Marvin Hooge (Alas - Paraguay)

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com