Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 21
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Entrevista
30/06/2010 03h10

Arnaldo Frederico Meschnark, presidente do SINDIFORJA

Arnaldo Frederico MeschnarkEngenheiro e economista, Arnaldo Frederico Meschnark (foto à direita) é o atual presidente do SINDIFORJA. No cargo desde 1994, ele contou a história da entidade e comentou sobre este mercado que transforma metais
 

Fundado em 10 de julho de 1964, o SINDIFORJA – Sindicato Nacional da Indústria de Forjaria – tem como objetivo congregar as empresas que se dedicam a conformação plástica dos metais/forjamento, à metalurgia em geral e as atividades afins (incluindo os fornecedores de insumos e serviços). O primeiro presidente foi Dr. Custódio de Almeida. O SINDIFORJA exerce com autoridade estatutária, ética e moral o poder de conciliar os interesses de seus associados. Participa e realiza eventos para o fomento empresarial, tais como palestras, seminários, exposições e congressos nacionais e internacionais, mantendo o intercâmbio com instituições e entidades do Brasil e no exterior, além de participar na elaboração e no incentivo do uso das normas técnicas brasileiras.

Em 2009, o setor empregou aproximadamente 23 mil pessoas, com produção e vendas em torno de 320 mil toneladas, e exportação de 64 mil toneladas. Para 2010, a previsão é de este mercado empregar 24 mil profissionais, com produção e vendas de 400 mil toneladas, e exportação na casa de 80 mil toneladas. O atual presidente do SINDIFORJA é o Sr. Arnaldo Frederico Meschnark, cargo que ocupa desde 1994, porém, está engajado nas ações da entidade há 30 anos.
Ele é delegado junto a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo –, diretor da CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – e membro do Centro de Estudos Constitucional da Ação Empresarial. Além disso, é executivo da Thyssenkrupp CSA Siderurgia do Atlântico. Engenheiro e economista, Meschnark é um dos mais importantes homens que lutam pelo mercado de forjados. Com 75 anos, ele segue na presidência da entidade até junho de 2011. Em conversa com a Revista do Parafuso, ele comentou um pouco sobre a realidade do setor.
Revista do Parafuso (RP): Como surgiu o SINDIFORJA?
Arnaldo Frederico Meschnark (AFM): O SINDIFORJA nasceu da Associação Brasileira de Forjarias, fundada em 15 de janeiro de 1958. Em 10 de junho de 1964, originou-se a Associação Profissional da Indústria de Forjaria, reconhecida como sindicato com base municipal em 20 de março de1969, passando a denominar-se Sindicato da Indústria de Forjaria de São Paulo. Em 11 de dezembro de 1974, transformou-se em sindicato com base estadual, chamada de Sindicato da Indústria de Forjaria no Estado de São Paulo. E em 27 de setembro de 1988, foi promovido com base nacional, tornando-se Sindicato Nacional da Indústria de Forjaria.
RP: Quantos sindicalizados o SINDIFORJA possui?
AFM: Aproximadamente 46 empresas associadas.
RP: Quais as principais conquistas e dificuldades atuais da classe?
AFM: A principal conquista foi a tecnologia que alcançamos, nos permitindo competitividade relativa à alta qualidade de nossos produtos. As dificuldades são muitas, entre elas as importações predatórias (todos os dias as forjarias “matam um leão”). Para os próximos anos, o setor de forjados deverá superar dois grandes obstáculos: a política cambial e as importações predatórias, cujos preços dos produtos importados da Ásia, chegam ao absurdo de custarem cerca de 30% a 40% dos produtos similares brasileiros. Com o atual câmbio e eminente perda de mercado e de resultados nas exportações, aliados as continuas importações predatórias, resta claro, pelo menos para as forjarias, que o anunciado crescimento não se reflita na totalidade do preconizado.
RP: Sobre matéria prima: as grandes mineradoras estão em vias de alterar regras de reajustes. O que o SINDIFORJA prevê a respeito?
AFM: Os aumentos de matéria prima são sempre percalços junto aos clientes, para os respectivos repasses desses custos. A alteração de contratos de fornecimentos de minério para as siderúrgicas para trimestrais, gerará maiores dificuldades para as forjarias repassarem seus gastos.
RP: Sobre o Brasil: como espera o mercado para os próximos anos?
AFM: Com reservas. A dificuldade de investir no Brasil, principalmente pelas multinacionais face ao atual cenário, é simples de diagnosticar. O que tem que ser investido para atender a demanda interna, vem da pergunta: “onde poderá ser produzido competitivamente”? A resposta é óbvia e também leva ao clássico jargão “desindustrialização de nosso parque industrial”.
RP: Você acredita em novo ciclo de instabilidades (como ocorreu em 2008)? Ou tem a confiança de que o mercado aprendeu a lição?
AFM: O mercado nunca aprende a lição. Sempre há a possibilidade de um novo ciclo de instabilidades, haja vista pela crítica situação em que passa a Europa, face da crise da Grécia.
RP: Como funciona o mercado brasileiro de forjamento em relação e, inclusive, em comparação aos demais países.
AFM: Lembro-me que no início da indústria automotiva brasileira, os diretores, na colocação de seus programas, perguntavam-nos: “o seu retorno é suficiente para futuros investimentos e garantir o fornecimento de nossa demanda?” Hoje, nossos clientes comparam os atuais preços com os praticados internacionalmente, com o seguinte posicionamento: “ou acompanham esses preços ou passaremos a importar e cancelamos os pedidos”.
RP: Somos competitivos ou não aos demais países?
AFM: Fazemos eco as divulgações da mídia que colocam claramente os motivos de nossas eventuais falta de competitividade, perante o mercado internacional, principalmente ao asiático, que é motivada pela “desestrutura cambial”, “estrutura fiscal aviltante” e “custos sociais escorchantes”. Em condições normais e sem as importações a preços aviltantes, nossas forjarias são altamente competitivas, em quantidade e, especialmente, em qualidade. Somos capacitados com tecnologia de ponta, porém, travados pela “trinca do mal” retrocitada.
RP: Informe os números sobre este universo.
AFM: O setor de forjamento consome cerca de 400 mil toneladas de metal por ano.
RP: Forjamento não se refere apenas aos fixadores, sendo ele muito mais complexo. No Brasil temos o SENAFOR (que completa 30 anos em outubro). Pode nos falar sobre este e outros eventos que a entidade está envolvida?
AFM: No Brasil, o único evento, acadêmico, de porte referente à Forjamento é o SENAFOR, realizado anualmente no mês de outubro, no Rio Grande do Sul, sob a orientação técnica e científica do Prof. Dr. Lírio Schaeffer, com nosso apoio e participação.
RP: Na condição de autoridade governamental, o que faria de impactante pelo setor industrial?
AFM: Medidas de efeito, ainda que “antipáticas”, para que parássemos o processo de desindustrialização em andamento no Brasil, isto enquanto ainda há tempo. O enorme volume de medidas de “bondades” concedidas pelo governo, como no caso dos veículos pesados (negociados a juros altamente subsidiados, aquece altamente o setor, que por sua vez é adquirido em grande parte do exterior), irão indiretamente, financiar importações e a criação de empregos em outros países. A atual proteção de imposto de importação para carros, de 30%, deveria ser estendida para as autopeças para salvaguarda do setor.
RP: Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos assinantes?
AFM: Estamos empenhados em seminários e na mídia, juntos com outros sindicatos de autopeças, em reinstalar, com urgência, um organismo regulador para todo o setor automotivo, o que no passado mostrou-se eficiente. Seria uma maneira equânime com o tratamento utilizado pelos países asiáticos para o setor. É importante destacarmos que, para termos um crescimento sustentável até melhor do que ora se apresenta, é fundamental investimentos em infra-estrutura e educação, como nos países desenvolvidos. Estamos abaixo do mínimo desejável; o setor público aplica pouco mais de 1% do PIB em infra-estrutura, já no setor privado a aplicação sobe para 2%.
COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com