Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 03
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Capa: Calibração de Roscas. por Paulo R. Schwarz
30/04/2007 09h56

Qual a tolerância ideal para ser aplicada nas roscas dos parafusos? Esta questão, apesar de se apresentar de forma bastante clara nas normas, é um ponto polêmico em muitas situações

A história da origem do parafuso — descrita na primeira edição da Revista do Parafuso (dezembro 06/janeiro 07) - mostra o grau de importância deste elemento de fixação para a evolução da humanidade e nos faz refletir sobre a utilização deste produto, do início até os dias atuais. Seu surgimento, suas primeiras aplicações na agricultura, na invenção de máquinas, na criação de novas tecnologias e nas possibilidades oferecidas por este elemento de fixação, para criarmos tantos outros produtos que, por si só, não existiriam. Os anos passaram, novos elementos apareceram e o uso do parafuso se tornou mais amplo. Outros países e culturas conheceram a força de sua utilização e, conseqüentemente, surgiram outras preocupações, entre elas, a padronização.
O resultado foi a criação de padrões, os quais garantiriam o intercâmbio dos parafusos, tornando universal sua aplicação. Mais uma vez, este componente mostra sua importância, participando desta etapa, na qual o mundo se torna cada vez mais plano e globalizado. Desta forma, foram criadas normas específicas para determinar os referidos padrões, facilitando a produção e o consumo em escala industrial dos parafusos. Após a elaboração destas normas e da especificação dos padrões dimensionais de roscas, foi necessária a criação de métodos para medição e garantia de qualidade, de acordo com tais determinações. Surgiram, então, calibradores de rosca, micrômetros de rosca, gabaritos e projeção de perfil, entre outros. Apesar de parecer um assunto resolvido- por estar claro e registrado em documentos e normas-, ainda existem questionamentos em torno deste ponto. E é exatamente este o foco do tema a ser abordado nas próximas linhas.
Dúvidas comuns
Por diversas vezes, deparei-me com a pergunta: “qual a tolerância ideal para ser aplicada nas roscas dos parafusos?”. Esta questão, apesar de se apresentar de forma bastante clara nas normas, é um ponto polêmico em muitas ocasiões. O assunto inclusive foi citado em artigo na revista Fastener World, no artigo de Joe Greenslade (10/2004), como um dos temas que mais geram dúvidas. Em pesquisas realizadas por mim, junto a fabricantes no Brasil - onde consultei as áreas de qualidade e engenharia-, obtive respostas diferentes sobre o padrão considerado para o mercado. Então, resolvi me aprofundar neste assunto, uma vez que sempre existiram questionamentos com relação às especificações dos clientes e o que alguns fabricantes aplicam no mercado.
Como resultado destes estudos, encontrei a norma ABNT Projeto 04:003.03-032 – Rosca métrica ISO de uso geral tolerâncias – Parte 1: Princípios e dados básicos que esclarecemeste assunto.
A dúvida surge quando se trata do acabamento superficial (zincagem e outros tratamentos), onde se interpreta: a tolerância estabelecida antes do acréscimo desta camada, a qual é “6g”, passa a ser “6h”. A não ser que seja especificada em desenho a tolerância “6g” para depois do acabamento superficial, tornando o produto sob fabricação de lote específico, para a maioria das indústrias, pois a norma estabelece “6h” como tolerância limite. Normalmente, os desenhos especificam a tolerância “6g” e depois determinam o acabamento superficial a ser aplicado. A confusão surge justamente neste ponto, pois a interpretação dá margem para entender que o calibrador a ser utilizado para aceitação ou rejeição dos parafusos é o “6g”.
Na verdade, a norma esclarece que, para calibrador “NÃO PASSA”, deve-se utilizar “6g” para avaliação da dimensão mínima. Para calibrador “PASSA”, utiliza-se “6h”, com exceção de ser mencionado em desenho, como característica particular do item em questão, a tolerância “6g” após acabamento superficial. O que diz a ABNT no Projeto 04:003.03-032 (equivalente à ISO 965-1:1998) sobre calibração de roscas revestidas: Nesta pesquisa, dediquei-me ao registro dos assuntos relativos às roscas de parafusos métricos, mas também gostaria de deixar alguns comentários sobre tolerâncias de porcas. Cada classe de tolerância recomendada para roscas internas pode ser combinada com a respectiva classe de tolerância para roscas externas.
Entretanto, para garantir um suficiente encobrimento dos flancos, os componentes prontos devem ser combinados para formarem os ajustes H/g, H/h ou G/h. Para roscas M1, 4 e menores, devem ser escolhidas as combinações h/6h, 4H/6H ou mais fino. Vale registrar que letras maiúsculas se referem às tolerâncias para porcas e as letras minúsculas, às tolerâncias para parafusos. Nas roscas fêmeas ou internas, quando não houver indicação, deverá ser utilizada a tolerância “6H”. Considerando que os revestimentos eletro-depositados dificilmente fecham a rosca interna, isto permite atender à utilização final e qualquer necessidade particular deve ser descrita em desenho e será tratada como específica.
Apesar de existirem normas com registros destas informações, muitas vezes, as dúvidas surgem por equívoco na interpretação ou pela falta de tempo para nos dedicarmos a pesquisas mais detalhadas sobre o assunto. Assim, espero ter contribuído para esclarecer os principais pontos desta questão, cuja essência gera tanta polêmica entre os envolvidos com inspeção, aceitação e projetos de roscas externas da linha métrica.
*Paulo Roberto Schwarz, 33 anos, é administrador de empresas e sócio-proprietário da Sipar Comércio de Parafusos e Ferramentas, fornecedora para indústrias metalmecânicas, metalúrgicas, alimentícias e têxteis, nas áreas produtivas e de manutenção (www.siparferramentas.com.br). E-mail: paulo@siparferramentas.com.br
COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com