Lá se foi mais um ano e o Carnaval está logo aí. Impossível fugirmos do impulso à reflexão sobre tudo o que deixamos para trás. E as promessas? As promessas feitas há pouco, na virada do ano, serão cumpridas? Sabemos que não. Ainda ontem desejávamos feliz Natal e próspero Ano Novo. Hoje avisamos que as mudanças começarão após o Carnaval. Parece que foi ontem que, como garantia para o sucesso pulamos sete ondas, guardamos na carteira sementes de ervilha, comemos sete sementes de romã, oferecemos flores à Iemanjá, mordemos uma maçã bem vermelha, vestimos roupas novas e brancas, seguramos a taça de champanha com a mão esquerda, tomamos sete goles e jogamos o resto para trás; enfim, são tantas as “receitas” para o sucesso que poderíamos dedicar um único artigo só para elas.
Pasmem! No mundo dos negócios não é diferente. E é por isso que batemos na tecla do planejamento repetidas vezes. Para que uma empresa busque o sucesso cotidiano, é preciso mais que promessas, é preciso planejamento. Sucesso cotidiano é mais que chegar ao topo uma única vez, é conquistar metas e objetivos todos os dias. Para mim o sucesso não é um lugar aonde se chega um dia, mas a forma com que se passam todos os dias.
Diz o ditado “esperto é aquele que frita o peixe sem perder de vista o gato”, ou seja, “um olho no gato e outro no peixe”. Este é o mote do planejamento. Empresas orientadas pelo planejamento controlam suas operações com a atenção de quem frita um peixe e estão atentas às ameaças e oportunidades que o futuro nos reserva.
Aqui, no país do futebol, existe outra máxima: “Em time que está ganhando não se mexe”. Esta é a antítese ao planejamento. O time que ganha hoje, o faz sob circunstâncias atuais. O amanhã nos reserva novas circunstâncias e sairá vencedor quem tiver o melhor e mais adequado planejamento para o novo momento. Aproveite os tempos de “virada de ano” e Carnaval para refletir sobre passado, presente e futuro. Avalie o passado, controle o presente e planeje o futuro. Senão o gato comerá seu peixe!
Hans Müller é sócio-diretor da White Oak Marketing
hans@whiteoak.com.br
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