Notas
Metalac conquista acreditação Nadcap
Avaliação técnica rigorosa de conformidade com os requisitos dos principais clientes da indústria aeronáutica e de especificações internacionais do setor, a Metalac SPS alcançou em março de 2022 a acreditação Nadcap. Fabricante de fixadores de alta resistência para aplicações críticas na indústria, a empresa passou por processos de auditoria em suas operações de Tratamento Térmico, no qual foram avaliados a conformidade dos seus equipamentos, procedimentos, controles e qualificação dos colaboradores em relação aos requisitos do programa e, também, dos clientes. “Esta conquista representa um importante para nós um grande passo em nossos planos de expansão como fabricante de fixadores aeronáuticos no mercado global”, comentou Rodrigo Barranqueiro Egêa, presidente da Metalac. regea@spstech.com
Carlo Salvi tem novo agente de negócios no Brazil
Marco Pizzi, C.C.O da Carlo Salvi, tem o prazer de anunciar a Camargo Machinery como agente comercial no Brasil, empresa gerida por Carlos Camargo. Empresa italiana de propriedade da Switzerland Hatebur, a Carlo Salvi é uma marca de renome global em prensas automáticas de conformação a frio e a quente, modelos com 2 estágios, 2 matrizes e 4 punções, bem como prensas progressivas e combinadas de 5 e 6 estágios, com alta tecnologia para fabricação seriada de parafusos, rebites, peças especiais, e similares. Em negociações finais desde o início de 2022, em março passado a aliança foi selada, ampliando de forma robusta a atuação da Carlo Salvi no Brasil. Essa aliança tem como grande vantagem o fato de Carlos Camargo, diretor da nova agente de negócios, ter longa experiência entre os fabricantes de fixadores no país, estando o executivo com presença confirmada no estande da Carlo Salvi, na próxima Wire Düsseldorf, de 20 a 24 de junho de 2022, na Alemanha
Andreas Bertaggia é o novo presidente da EFDA
Durante a 7ª Conferência Europeia de Distribuição de Fixadores, realizada entre 11 e 14 de maio de 2022 em Madrid, Espanha, a assembleia de delegados da European Fastener Distributors Associations (EFDA) elegeu Andreas Bertaggia como seu novo presidente. Vice-presidente e chefe global de suprimentos do Grupo Bossard, Suíça, Bertaggia tem feito parte da assembleia de delegados EFDA desde 2019, além de líder da Task Force (força tarefa). O executivo está assumindo o posto ocupado por dez anos pelo Dr. Volker Lederer, diretor geral da Lederer GmbH, Alemanha, distribuidora de fixadores. Mais de 75 representantes dos principais distribuidores europeus participaram do evento, organizado pela Adefi , a associação dos distribuidores espanhóis, associada EFDA. Informou Alexander Kolodzik, Secretário Geral da EFDA. secretary@efda-fastenerdistributors.org
Forjamento Tecnologia do Processo
O Livro Forjamento: Tecnologia do Processo serve há anos como contribuição escrita dos assuntos tratados nos Treinamentos sobre Tecnologia dos Processos de Fabricação, com mais de 56 edições realizadas no Brasil e Argentina em formato presencial, virtual e “in company” desde 1982. A obra apresenta os principais parâmetros relacionados aos processos de Forjamento e suas áreas conexas. Mostra como as variáveis de processo podem ser significativas para que as empresas consigam aumentar a produtividade paralelamente ao domínio de uma moderna tecnologia na produção. A competitividade internacional força uma grande otimização dos processos de manufatura bem como exige cadeias de processos mais eficientes. Desse modo, o livro ganha relevância para ser usado por profissionais da área de fabricação, técnicos e engenheiros de indústrias e deve servir de base para os estudantes de graduação e de pós-graduação que se propõem a ingressar no fantástico mundo dos forjados.Autor: Lírio Schaeffer Ano: 2022 – 2ª Edição Páginas: 213 (formato 21 x 29 cm). Preço: R$ 150,00 rigel@editorarigel.com.br
Diretor das feiras Wire e Tube promove encontro no Brasil
Durante um café da manhã em 27/04/2022, no Hotel Renaissance, em São Paulo, SP, Daniel Ryfisc realizou uma apresentação sobre a próxima edição Wire & Tube, em Düsseldorf, Alemanha. O encontro contou com o apoio da equipe de Malu Sevieri, diretora da Emme Brasil, representante da Messe Düsseldorf no país. Entre algumas novidades nesse retorno à rotina - programado para os dias 22 a 24/06/2022 - o evento trará diversas inovações no campo ambiental, mas o destacamos aqui como grande novidade a inclusão de expositores de parafusos e afins, dividindo o espaço, normalmente, ocupado por empresas fornecedoras dos chamados "parafuseiros", mundo afora. Mesmo em fase do entusiasmo em retornar a Malu Sevieri e Daniel Ryfisc rotina nas feiras de negócios, o executivo espera um evento entre 70% e 80% daquilo que foi em 2018, resultante da pandemia e da agressão à Ucrânia protagonizada pela Rússia.
Recall: Volkswagen deverá convocar recall de 100 mil híbridos
Circula em agências de notícias internacionais desde abril que o Grupo Volkswagen está às voltas com um recall de grandes proporções, levando a montadora a convocar cerca de 100 mil automóveis híbridos plug-in vendidos em todo o mundo, 40% deles na Alemanha. O problema estaria no aperto inadequado na fixação da cobertura do motor de alguns modelos produzidos entre 2020 e 2022. O risco está no desprendimento da peça o que pode levar ao contato com componentes operantes em alta temperatura. Segundo o jornal Bild, Alemanha, há registros de 16 casos ocorrências no país. Segundo o portal www.noticias.r7.com, cerca de 42.300 proprietários dos modelos Passat, Golf, Tiguan e Arteon serão notificados. O recall na Audi envolve 24.400 veículos, enquanto as marcas Seat e Skoda também são afetadas pelo chamamento.
Recall Porsche em EUA devido a fixação no eixo traseiro
O portal www.carcomplaints.com, EUA, noticiou em 06/02/2022 haver um recall envolvendo mais de 1,3 mil Porsche, modelo Cayenne. Num recall anterior, em 2021, a Porsche relatou que problemas estavam ocorrendo com porcas aplicadas no travamento do braço de arrasto nos eixos traseiros. A montadora disse que esses fixadores podem sofrer corrosão prematuramente devido ao estresse, resultando no desprendimento da fixação. Dessa forma, a suspensão poderá se mover muito e gerar descontrole do motorista ao dirigir. No recall de 2021 o alinhamento da suspensão do eixo traseiro não teria sido incluído como parte dos reparos, possivelmente resultando em alterações no alinhamento da roda traseira e causando desgaste irregular dos pneus. Segundo a montadora, até então ela não registrava nenhum acidente relacionado a este recall.
Vans Sprinter envolvidas em recall nas barras de torção
Em notícia publicada no portal www.carcomplaints.com (17/03/2022), EUA, a Mercedes-Benz iniciou um recall envolvendo mais de 2.100 vans Sprinter. Segundo a montadora, esses veículos podem ficar fora de controle quando as barras de torção falham nas conexões entre as barras e os componentes da articulação. Os calços dessas barras de torção podem não ter sido montados corretamente. Segundo o portal, um fornecedor entrou em contato com a Mercedes em junho de 2021 sobre erros de montagem da conexão do parafuso entre a barra de torção e a articulação da barra de torção, fazendo com que a montadora colocasse em quarentena as vans de 2021. Por outro lado, engenheiros da empresa também abriram uma investigação, concluindo que o calço na barra de torção foi instalado incorretamente entre a porca e a barra de torção, e não entre o pino esférico e a barra de torção. Eles também determinaram que nada falhará antes de cerca de 25% da vida útil do veículo. Embora seja um defeito perigoso, a Mercedes diz que a frenagem e a direção permaneceram totalmente funcionais, mesmo sem a conexão. Segundo ela, um motorista pode notar ruídos metálicos da conexão do parafuso afetado durante a condução.
Recall na Ford EUA envolve problemas na fixação do eixo de transmissão
Notícia de 29/04/2022 no portal www.carcomplaints.com informa que cerca de 252.000 veículos modelo Ford Explorer deverão passar por manutenção devido ao risco dos carros de carros estacionados se moverem sozinhos porque os eixos de transmissão podem se desconectar e permitir que eles rolem. Parafusos da montagem horizontal do eixo traseiro podem quebrar e fazer com que os eixos de transmissão do veículo se desconectem. Mais informações: www.carcomplaints.com.