Eurásia News
Kaleliler Fasteners, investindo para crescer
Em atividades desde 1995, a Kaleliler Fasteners (Kaleliler Bağlantı Elemanları) é uma indústria de fixadores com importantes clientes na Turquia e na Europa. Sediada na cidade de Ancara, numa unidade industrial com 10 mil m² e que opera com 150 colaboradores, a Kaleliler possui maquinário para conformação a frio e quente, produzindo ampla linha de itens pesados na faixa M12 e com grandes comprimentos, tal como parafusos, pinos e barras roscadas, bem como porcas e itens especiais.
Processos e qualidade
Todas suas operações são feitas sob os olhos dos engenheiros de produção, de processos e qualidade, desde a entrada da matéria-prima até o controle no produto final e na embalagem. Seus tratamentos térmico e de superfície são feitos internamente, tal como os testes dimensionais e mecânicos, feitos no laboratório de controle de qualidade e registrados no sistema ERP. Apesar de ter muitas máquinas de teste, foi adquirida em 2021 uma máquina de teste de fricção, um equipamento capaz realizar testes como em parafusos M72 10.9, condição única na Turquia.
Investimento & Desenvolvimento
Durante 2021 a empresa fez alguns outros investimentos, implantando uma nova linha de aquecimento por indução, operada por robôs, destinada à conformação a quente de parafusos na faixa de M24 – a M72. Outro valioso investimento findou em uma nova linha galvânica por imersão a quente, e com uma unidade de pré-tratamento incluída. A importância e vantagem dessa linha é que o pré-tratamento e a limpeza da superfície serão feitos pelo método ultrassônico e jateamento, pois é realizado sem uso de ácido, ecologicamente correto.
Ford venderá fábrica na Romênia para JV turca
A joint venture (JV) turca da Ford Motor Co está prestes a comprar da empresa norte-americana a fábrica de Craiova, na Romênia por € 575 milhões (US$ 630 milhões). A JV planeja transferir a produção de vans Courier para lá. A Ford Otosan, JV com a turca Koc Holding, pagará € 140 milhões adicionais à Ford na próxima década, de acordo com certos critérios de utilização da capacidade, disse a empresa. Em resposta, as ações da Ford Otosan saltaram 8,5% para 264,7 liras.
Essa unidade romena produz os modelos de passageiros Puma e EcoSport. Ela passara a produzir a Courier junto com a Puma, já no próximo ano, com versões elétricas de bateria de ambos em 2024.
Passando por uma expansão de € 2 bilhões em sua fábrica na Turquia, a Ford Otosan provavelmente financiará a aquisição com empréstimos bancários, segundo o CEO Haydar Yenigun, em entrevista coletiva. Ele planeja continuar pagando dividendos.
Espera-se que a transação seja concluída no terceiro trimestre de 2022, aguardando uma revisão regulatória. Ela planeja começar a fabricar na Turquia no próximo ano as versões elétricas e híbridas da van Transit, a mais vendida na Europa.
A Ford também anunciou planos, juntamente com a fabricante coreana de baterias SK On e Koc Holding, para formar uma joint venture para produzir baterias para veículos elétricos na Turquia.