Empresa Edições on-line Fale Conosco
Edição 86
Busca::..
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99
Edição 98
Edição 97
Edição 96
Edição 95
Edição 94
Edição 93
Edição 92
Edição 91
Edição 90
Edição 89
Edição 88
Edição 87
Edição 86
Edição 85
Edição 84
Edição 83
Edição 82
Edição 81
Edição 80
Edição 79
Edição 78
Edição 77
Edição 76
Edição 75
Edição 74
Edição 73
Edição 72
Edição 71
Edição 70
Edição 69
Edição 68
Edição 67
Edição 66
Edição 65
Edição 64
Edição 63
Edição 62
Edição 61
Edição 60
Edição 59
Edição 58
Edição 57
Edição 56
Edição 55
Edição 54
Edição 53
Edição 52
Edição 51
Edição 50
Edição 49
Edição 48
Edição 47
Edição 46
Edição 45
Edição 44
Edição 43
Edição 42
Edição 41
Edição 40
Edição 39
Edição 38
Edição 37
Edição 36
Edição 35
Edição 34
Edição 33
Edição 32
Edição 31
Edição 30
Edição 29
Edição 28
Edição 27
Edição 26
Edição 25
Edição 24
Edição 23
Ediçao 22
Edição 21
Edição 20
Edição 19
Edição 18
Edição 17
Edição 16
Edição 15
Edição 14
Edição 13
Edição 12
Edição 11
Edição 10
Edição 09
Edição 08
Edição 07
Edição 06
Edição 05
Edição 04
Edição 03
Edição 02
Edição 01
empresa
contato
Notas
11/05/2021 08h37

Notas

Italiano expert em manutenção de prensas multi-estágio e laminadoras se instala no Brasil

Formado pela Politecnico di Milano, da Universidade de Milão, Itália, com especialização em projetos de motores automotivos, o engenheiro italiano Walter Crema começou a trabalhar com 13 anos de idade na empresa do pai, mantendo seus estudos simultaneamente, onde acumulou grande conhecimento em todos os tipos de usinagem.

Mas sua carreira despontou como consultor em diversas empresas na Europa. Em tempos recentes sua clientela principal se concentrava na Alemanha, mercado onde o seu profundo conhecimento técnico fez toda a diferença.

O “namoro” do sr. Crema com o Brasil é antigo, desde os anos 1990, se fixando em definitivo em Vinhedo, São Paulo, desde janeiro de 2020.

Há tempos ele mantém prestação de serviços para empresas no Brasil, que podem contar agora com uma proximidade muito maior em assistência técnica programada, desenvolvimento de ferramentas, projetos de equipamentos personalizados, fabricação de máquinas novas standard ou personalizadas, reformas de qualquer marca de prensas multi-estágio e laminadoras de rosca.

Segundo Crema, em bom português, atualmente sua empresa, a Parafusos CE, está envolvida com o desenvolvimento de uma nova linha de laminadoras p/pentes, com a particularidade que para todos os tamanhos elas serão equipadas com embreagem. info@parafusosce.com.br

Land Rover: defeito no parafuso da bateria

Publicado em 29/01/2021 no site www.procon. sp.gov um recall envolvendo veículos Land Rover New Discovery, ano modelo 2019/2020/2021, fabricados entre 21/9/2018 e 31/8/2020. Segundo a Land Rover Brasil foi detectada a possibilidade de defeito no parafuso prisioneiro usado no aterramento da bateria, o que pode provocar avarias elétricas no veículo. Tais avarias podem gerar falha de arranque ou desligar o veículo em movimento devido a perda de toda a alimentação elétrica.

Em casos extremos, o condutor poderá ficar sem visibilidade por conta da perda da iluminação exterior do veículo, bem como com o veículo em movimento pode desligar, provocando a perda da dirigibilidade, aumentando o risco de acidentes, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros. O agendamento para manutenção está vigente desde 08/02/2021. Informações: www.landrover.com.br.

Recall com o SUV Volvo XC90

Publicado em 18/01/2021 em www.procon. sp.gov, o comunicado da Volvo Car Brasil informou ter descoberto no seu XC90 (ano/modelo 2021, fabricados entre 10 a 22/09/2020), veículo da categoria SUV, uma falha no equipamento que faz a fixação do módulo de controle do sistema de airbag (SRS) na carroceria dos veículos envolvidos. Nesse ponto pode ter sido aplicado torque incorreto nos parafusos utilizados na fixação do referido módulo SRS. Com isso, em caso de torque insuficiente pode ocorrer uma falha no funcionamento do módulo SRS e, em caso de colisão, o referido módulo poderá não acionar os dispositivos suplementares de proteção dos ocupantes do veículo, como por exemplo, airbags, pré-tensionador dos cintos de segurança e desconexão da bateria de alta voltagem, aumentando o risco de danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros.

Informações: sac.volvocars@volvocars.com.

Livros: Indicadores de Desempenho na Economia Digital por Ronaldo de Fávero

É inegável a influência digital na vida das pessoas/profissionais, evidenciada por meio do uso de aplicativos e smartphones.

A atualização das informações e sua disponibilidade em tempo real nos obrigam a tomar decisões rápidas e acertadas, o que nem sempre ocorre como o desejado. Estamos vivendo na economia do agora. Mas como as Organizações podem se adaptar?

Uma das formas é atuar como uma Startup, o que nem sempre é fácil. Este livro apresenta como nasce e se desenvolve uma Startup e como as empresas de crescimento exponencial praticam a gestão do desempenho das pessoas, das equipes e do negócio como um todo, incluindo o uso de KPIs e de OKRs.

A quarta revolução industrial, conhecida como Indústria 4.0, ainda deixa muita gente perplexa. O início de sua implementação pode se dar através da aplicação do Lean Thinking.

Para a sustentabilidade do negócio, na Economia Digital, são necessários alguns pilares: Marketing, Inovação e Gestão de Projetos. Tudo, porém, feito da maneira correta, de acordo com o Compliance e com a Economia Circular.

E, claro, para que a Organização funcione neste novo contexto, o fator humano é peça fundamental.

Para cada um dos temas relevantes, apresentados nesta obra, são oferecidos exemplos de indicadores de desempenho, num total de 234, que visam orientar o leitor na medição e no monitoramento de maneira eficaz.

Informações:ronaldo.favero@terra.com.br

Aquisição: www.livrariasynergia.com.br (digite o nome do autor).

Ferramentas Norlam, 100% feitas em CNC

Fabricante de lamindoras de rolo e ferramentas para laminação de rosca, a Norlam é a única empresa no Brasil a produzir 100% de suas ferramentas 100% em máquinas CNC, o que permite obtenção de maior repetibilidade melhor qualidade. Um exemplo disso são os rolos laminadores fabricados em CNC, pois não existe necessidade de se calcular engrenagens para o passo da rosca. No processo antigo nem sempre se consegue atingir as medidas exatas e muitas vezes se faz o que consegue e não o melhor, relata a direção da Norlam. norlam@norlam.com.br

Faleceu Sergio Pirovano

Após ter enfrentando uma longa enfermidade, Sergio Pirovano faleceu aos 66 anos, em 30 de janeiro de 2021, na Itália. Pirovano foi presidente da Fratelli Pirovano S.p.A. indústria líder na Europa em linhas de molas prato, arruelas e outros. Ele acumulava há 13 anos o posto de presidente da associação das indústrias italianas de fixadores, a UPIVEB, além de ter sido membro do Conselho da European Industrial Fasteners Institute (EIFI), a associação das indústrias europeias de fixadores.

 

 

Jogo de gabarito de furação para marceneiro, da Vonder

Com uma composição prática e muito versátil, esse jogo traz facilidade e agilidade na fixação de parafusos e outros fixadores em ângulos. Com corpo feito em plástico e metal, este dispositivo acompanha broca aço rápido de 9,5 mm, adaptador para aspirador de pó, acessório de cavilhas, chave Allen 2,5 mm, gabarito móvel para planos, 600 parafusos Phillips PH2 4,5 mm x 32 mm, 100 parafusos Phillips PH2 4,5 mm x 51 mm, 1 peça bits Phillips encaixe sextavado 1/4" de 150 mm CRV e 20 tampas de plástico. www.vonder.com.br

 

Sacma, novo sistema de transfer mecatrônico

Após o sucesso da sua primeira aplicação mecatrônica, o alimentador S-Feed com servomotor, a Sacma apresenta o S-Transfer

O sistema mecânico dos transfers Sacma são renomados por sua alta precisão, versatilidade e confiabilidade. Seu design único, aliado à qualidade dos materiais e de construção precisa, permite o manejo com ampla gama de peças, das mais curtas às mais longas, operante em alta velocidade, garantindo desempenho constante ao longo dos anos e com baixos custos em manutenção.

Já o S-Transfer combina todos esses recursos com novas e importantes funções, otimizando a eficiência e facilitando o uso na produção.

Após longos testes em P&D e em produção industrial, o S-Transfer alcançou o mesmo nível de confiabilidade da versão tradicional, combinada com a flexibilidade e uso amigável, típicos de aplicações mecatrônicas. Trata-se de uma evolução natural, de uma obra-prima que se tornou uma referência mundial para máquinas progressivas de multi-estágios.

Sobre a predisposição amigável do S-Transfer, através do painel de controle SC Matic o operador pode definir o tempo e velocidade de abertura e fechamento individual, força de aperto, tempo de movimento lateral, otimizando as condições de transporte para qualquer formato de peça e fabricação, capaz de executar a produção na velocidade mais alta possível.

Vantagens:

1) Redução do tempo de transição. A configuração da transferência é feita carregando o código do produto do painel do operador, economizando cerca de 20 minutos;

2) Setutp fácil e amigável para o usuário em operações com novos produtos, sem intervenção manual. Os ângulos de abertura e fechamento dos fingers são definidos por touch screen no painel;

3) Versatilidade com todos os cames de abertura e fechamento (normal, rápido e ultra rápido) disponíveis no menu de programas;

4) Supervisão da presença de parcial no finger. Mesma função da opção SC800 de transfer mecânico;

5) Alta flexibilidade com a função de abertura independente de todos os fingers incluídos no S-Transfer, que substituem a opção do sistema pneumático para abrir os fingers no transfer mecânico;

6) Alta segurança devido ao acionamento regenerativo do volante; não gera danos em caso de apagão;

7) A força de fechamento de cada par de fingers é regulável individualmente a partir do painel de operação, substituindo o sistema pneumático tradicional, onde a força de fechamento é igual para todos os fingers;

8) Timing do movimento transversal definido a partir do painel touch screen, sem qualquer intervenção manual a ser feita.

9) A estabilidade e durabilidade também são garantidas por um chiller (refrigerador), mantendo a temperatura dos motores lineares em ótimas condições.

Todas as configurações do transfer são armazenadas no CLP (controlador lógico programável) e aplicadas automaticamente na produção futura da mesma peça. A vantagem de uma perfeita repetibilidade e setup rápido torna a transferência muito fácil e intuitiva para ser utilizada pela nova geração de técnicos.

O S-Transfer é resultante da sinergia com a Ingramatic (marca do Grupo) na aplicação de servomotores para diferentes funções. Esta experiência compartilhada reduz o "tempo de colocação no mercado" dos novos projetos, garantindo a confiabilidade do produto desde o primeiro dia.

- Inicialmente, o equipamento está disponível para máquinas progressivas de 6 estágios, nas linhas (4 a 6) SP59, SP570 e SP570WF900. Após o sucesso da sua primeira aplicação mecatrônica, o alimentador S-Feed com servomotor, a Sacma apresenta o S-Transfer S-Transfer Ajustes de transferência, a partir do HMI SC-Matic

 
 
 
Info: Frederic Nathan
Gerente Sênior Comercial e Marketing

 

COMPARTILHE
CONTEÚDO DA EDIÇÃO

TAGS:
revistadoparafuso@revistadoparafuso.com