Europa News
Würth fecha 2018 com vendas recorde
Resultados preliminares indicam 7,1% de crescimento (+8.6% em moeda local) totalizando € 13,6 bilhões
Invidualmente, todas as regiões de atuação do Grupo Würth tiveram bom desempenho em 2018. Os segmentos atacado, eletrico e eletrônico apresentaram taxas acima da média. As vendas do E-business alcançaram € 2,4 bilhões, acima da média em comparação com as vendas do Grupo em 2018.
Em cálculos preliminares, o resultado operacional do Grupo está entre € 860 milhões e € 880 milhões, um recorde e um aumento claro em relação aos € 780 milhões de 2017. Robert Friedmann, presidente do conselho de administração central do Grupo, comentou: “Estamos muito satisfeitos portante para nossos clientes no comércio e na indústria ”. O número de colaboradores aumentou 2.921, de 74.159 para 77.080 em 2018. Na Alemanha, esse número chegou a 23.772, um aumento ano-a-ano de 5,1%. O Grupo conta atualmente com 33.218 colaboradores empregados em sua área de vendas.
O Grupo espera crescimento de vendas na faixa de um dígito moderado, bem como um resultado operacional proporcionalmente crescente em 2019. “Devido a desaceleração econômica, 2019 certamente será um desafi o maior que 2018, mas ainda não há motivo para preocupação, pois a Würth está baseada em um terreno estável ”, disse Friedmann sobre as expectativas.
Norma tem crescimento orgânico de 7,7% em 2018
Dados preliminares indicam aumento de vendas em 6,6%, fechando € 1,084 bilhão em 2018. As vendas orgânicas aumentaram 7,7%, mas os efeitos cambiais reduziram seu crescimento em 2,8%. A margem ajustada Ebitda caiu para 16% em comparação com o ano anterior, acima de 17%
O forte crescimento de vendas em Engineered Joining Technology (EJT) nas Américas e regiões da Ásia-Pacífi co contribuiu para o aumento, impulsionado pelo bom volume de pedidos nos mercados de veículos comerciais e máquinas agrícolas dos EUA, bem como na indústria automotiva chinesa. A divisão de Distribution Service (DS) também apresentou sólido crescimento, particularmente devido ao desenvolvimento positivo dos negócios NDS’s water business (de água) e pelas aquisições da Fengfan e da Kimplas, esta última contribuindo com 1,6% para o crescimento.
"2018 foi desafiador mas bem-sucedido para Norma Group. Embora a situação tensa nos mercados de matérias-primas tenha um impacto nos lucros e margens, nosso forte crescimento orgânico mostra que nossos produtos estão cada vez mais em demanda em todo o mundo”, disse Bernd Kleinhens, CEO. Norma elevou as vendas do Grupo no quarto trimestre 2018 (Q4) em 5,3%, para € 267 milhões (Q4 2017 foi € 253,6 milhões). Como esperado, o crescimento orgânico declinou no final de 2018, para 1,7%. As aquisições contribuíram com 2,4% e os efeitos cambiais positivos em 1,2% para o crescimento das vendas do Grupo no trimestre.
Ajustado em 2018, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) diminuiu 0,8% em termos homólogos para € 173,2 milhões (€ 174,5 milhões em 2017). A margem ajustada do Ebitda foi de 16,0% (17,2% em 2017), com a situação difícil nos mercados internacionais de matérias-primas a principal razão para o declínio. Norma identificou sobretaxas de ligas mais altas, força maior em componentes plásticos importantes e tarifas de aço punitivas dos EUA com impacto negativo. A crescente escassez de materiais e o forte crescimento das vendas levaram temporariamente a custos especiais variáveis em compras, produção e logística.